Pinhão: Professora aponta benefícios nutricionais e ensina receita

Publicado em 18 de Julho de 2020 às 19:10

O pinhão é uma semente brasileira típica do inverno no Sul do País, muito apreciada e rica em nutrientes

O pinhão é uma semente fundamental para a fauna brasileira. Sua colheita (sementes maduras) tem um período certo para ocorrer: o mês de abril, segundo Portaria Normativa do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, período em que não se coloca em risco a germinação da araucária.

A exploração quando de forma sustentável e o aumento da utilidade desta semente pode incentivar o plantio da espécie, contribuindo para a sua conservação. “No passado o pinhão fazia parte da alimentação dos indígenas, hoje seu consumo está relacionado a dias frios, ao aconchego com a família e às festas na região Sul”, diz a professora doutora Indiomara Baratto, coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar, em Francisco Beltrão.

O consumo cozido ou assado é o mais comum, mas existem várias receitas que se pode fazer com o pinhão, deixando assim a preparação mais saudável e com aquele sabor peculiar que a semente nos agracia. “Trata-se de um alimento que vai bem em pratos doces e salgados”, pontua.

Segundo a professora, em termos nutricionais, o pinhão apresenta grande potencial, porém pouco divulgado. “Essa semente é rica em calorias, apresenta boa quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras, é composto por vários minerais, como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e sódio”, especifica.

Merece destaque especial na quantidade de potássio que a semente apresenta. Ainda no pinhão são encontrados os ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9), que contribuem para a redução do colesterol no sangue, auxiliando assim na prevenção de doenças cardiovasculares.

Indiomara lembra ainda que, por ser rico em fibras (solúveis e insolúveis), o consumo do pinhão pode trazer diversos benefícios, como prevenir doenças intestinais: “É que o amido presente na semente tem se destacado por ser constituído de amido resistente; estes compostos são considerados prebióticos, ou seja, estimulam a proliferação das bactérias benéficas no intestino”.

E aconselha: “Aproveite a época e consuma este alimento saudável; confira a receita fácil, saborosa e cheia de história que deixo aqui”.