Participaram profissionais de órgãos públicos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
A Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, promoveu capacitação na área de gestão pública. Idealizado pelos cursos de Ciências Contábeis e Direito, o treinamento teve como foco a atualização em elaboração e análise de planilha de custos (em 17 e 18/10).
Com carga horária de 16 horas-aula, foi ministrado por Eduardo Guimarães, servidor do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo ele, a temática do curso é de grande relevância na seara da gestão pública, essencial para os gestores públicos que trabalham diretamente com contratações públicas e precisam contratar serviços terceirizados com dedicação exclusiva de mão de obra.
No curso foram abordados os principais conceitos teóricos sobre o tema, apresentando detalhadamente como acontece a formação de preços desse tipo de contratação, tão usual para todos os órgãos e entidades da Administração Pública. Sobre a receptividade na Unipar, o professor disse que teve uma impressão muito boa. “Ótima estrutura, atendimento e receptividade excelentes, além de um imenso potencial de crescimento e de exploração de novas áreas, como a gestão pública, por exemplo”.
Como destaque, dada a relevância do tema, participaram do curso profissionais de várias áreas, de regiões de vários Estados (Erechim – Rio Grande do Sul – Chapecó – Santa Catarina – Francisco Beltrão e Realeza (PR).
Entre eles estavam a servidora do setor de licitações de Francisco Beltrão, Nadia Dall’Agnoll. “Como acadêmica do curso de Direito da Unipar e servidora pública municipal, vejo como um grande avanço as oportunidades que a Universidade está proporcionando com a oferta desses cursos livres, sendo o de Planilhas de Custos uma necessidade imediata”.
A procuradora-geral do município de Francisco Beltrão, Camila Slongo Pegoraro Bönte, afirma que "a Unipar vem suprindo uma demanda muito carente de capacitação diferenciada aos integrantes dos orgãos públicos ao oferecer cursos como este, pois a abordagem de um tema bem atual e ministrado por profissional de elogiável didática e conhecimento certamente contribuem para o aperfeiçoamento das ações e serviços de interesse público".