Pós-graduação da Unipar fortalece parceria internacional em pesquisa com foco em biotecnologia

Publicado em 13 de Agosto de 2024 às 08:30

A expectativa das pesquisadoras é que a parceria continue a gerar novos resultados científicos

As professoras doutoras Zilda Cristiani Gazim, Maria Graciela Iecher Faria Nunes, Juliana Silveira do Valle e Suelen Pereira Ruiz Herrig, docentes da pós-graduação stricto sensu da Universidade Paranaense (Unipar), participaram de palestra sobre protagonismo feminino na ciência, ministrada pela doutora Lillian Barros, do Centro de Investigação de Montanha (CIMO), do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.

O evento, promovido pelo Laboratório Interdisciplinar de Análises Biológicas e Químicas da Unicesumar, proporcionou às pesquisadoras da Unipar a oportunidade de reforçar a parceria internacional com o CIMO, iniciada em 2016. A colaboração entre as instituições abrange estudos sobre as atividades biológicas de plantas medicinais brasileiras e fungos produtores de cogumelos nativos do país.

Ao longo de quase uma década, a parceria resultou em diversos artigos científicos e novos projetos em andamento. As pesquisas conjuntas têm expandido o conhecimento sobre espécies de fungos e plantas, ao identificar compostos com potencial para aplicações farmacêuticas e industriais, como atividade antiproliferativa contra células tumorais, anti-inflamatória e antioxidante.

Para a professora Zilda Cristiani Gazim, do programa de pós-graduação, a expectativa das pesquisadoras é que a parceria continue a gerar novos resultados científicos. “Esperamos que essa parceria duradoura, promova novos achados científicos, revele o potencial de espécies brasileiras para uso em diversas aplicações farmacêuticas e industriais e contribua com a formação de mestres e doutores dos cursos de pós-graduação da Unipar”, comenta.