Curso desperta interesse de profissionais de saúde de toda a região; bases biológicas e imunológicas aplicadas à estética foi disciplina inicial
Há poucos dias, teve início na Universidade Paranaense – Unipar a 2ª turma da pós-graduação em Estética invasiva: procedimentos não-cirúrgicos, ofertada na Unidade de Cascavel. A especialização atraiu profissionais enfermeiros, biomédicos e farmacêuticos de toda a região oeste do Paraná.
O coordenador da especialização, professor Everton Padilha, ministrou o módulo de abertura – ‘Bases biológicas e imunológicas aplicadas à estética’. A aula abordou assuntos envolvendo composição, renovação e comunicação celular, processos morfológicos e químicos, resposta imunológica, microbiota e reações alérgicas.
Entre os objetivos, Padilha debateu sobre a composição celular e as organelas que a compõe, compreensão da comunicação entre as células e as adversidades aplicadas aos procedimentos estéticos. O professor ainda sinalizou a importância de reconhecer os componentes do tecido cutâneo e subcutâneo, suas características e suas respectivas funções.
E caracterizou as diferenças da pele, classificando quanto à origem e função apresentando conceitos relacionados ao sistema imune e geração do processo inflamatório. Também descreveu as reações de hipersensibilidade, observou a inflamação nos procedimentos estéticos e descreveu o envelhecimento extrínseco e intrínseco e processo de morte e estímulos celulares.