Programa, o primeiro da modalidade profissional, foi recomendado pela Capes em resultado que foi publicado no mês passado
A Universidade Paranaense – Unipar ainda está comemorando uma grande conquista para 2016: a aprovação pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica. As propostas de Cursos Novos (APCN), após avaliação pelas respectivas áreas, foram analisadas durante a 161ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada no período de 07 a 11 de dezembro, em Brasília.
Unindo-se aos programas já em funcionamento – mestrados em Direito Processual e Cidadania, Ciência Animal e Biotecnologia aplicada à Agricultura e ao doutorado em Biotecnologia aplicada à Agricultura e doutorado em Ciência Animal (também recentemente aprovado pela CAPES) – este mestrado vem fortalecer ainda mais os projetos de expansão da área de pós-graduação stricto sensu da Unipar.
A diretora de pesquisa da Unipar, professora doutora Evellyn Claudia Wietzikoski Lovato, afirma que a proposta é inovadora e projeta-se como uma excelente opção para os profissionais da saúde e áreas afins. Ela destaque que este mestrado tem como objetivo capacitar profissionais com conhecimentos e habilidades para a implementação de arranjos produtivos locais relacionados à Politica Nacional das Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) no que se refere à Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
“Os futuros egressos do programa deverão estar aptos a solucionar problemas de forma inovadora, atualizando e ampliando os conhecimentos técnicos e científicos adquiridos, com o objetivo de contribuir com a sociedade civil, setor produtivo e principalmente o Sistema Público de Saúde no que se refere à utilização de plantas medicinais e fitoterápicos”, esclarece.
O coordenador do Programa, professor doutor Emerson Luiz Botelho Lourenço, destaca que os pós-graduandos contarão com uma grade curricular diversificada, com a realização de trabalhos práticos desenvolvidos em laboratórios e em campo, além das atividades extracurriculares. “Terão ainda a oportunidade de exercitar o espírito crítico e criativo em busca do conhecimento e solução de problemas de acordo com as necessidades regionais para ampliação das opções terapêuticas e melhoria da atenção à saúde aos usuários do SUS”, enfatiza o coordenador.
Segundo ele, o projeto pedagógico do mestrado profissional da Unipar em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica acompanha as tendências de mercado e a evolução do conhecimento científico nesta área: “A proposta favorece a promoção do uso sustentável da biodiversidade local, a valorização e a preservação do conhecimento das comunidades tradicionais e indígenas e o fortalecimento da agricultura familiar nas regiões em que estarão inseridos”. Ele também atenta para a qualidade do corpo docente: todos os professores escalados são doutores conceituados, com larga experiência na docência e na pesquisa científica.
Para dar suporte às atividades práticas do mestrado em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica, além de laboratórios de ponta, a Unipar possui o Horto Medicinal, referência no Paraná em cultivo de plantas medicinais. São trinta mil metros quadrados de área, onde são cultivadas cerca de 400 espécies (incluindo aromáticas, ornamentais e tóxicas).
Saiba mais
Área de concentração Sistemas Produtivos e de Utilização de Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Linhas de pesquisa 1. Planejamento, Produção e Processamento de Plantas Medicinais e Fitoterápicos | 2. Prospecção Etnofarmacológica e Avaliação da Eficácia e Segurança na utilização de plantas medicinais e fitoterápicos.
Coordenação Professor doutor Emerson Luiz Botelho Lourenço
Público alvo Profissionais graduados em cursos reconhecidos pelo MEC, nas áreas de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Farmácia, Biomedicina, Nutrição, Enfermagem, Tecnologia em Estética e Cosmética, Educação Física, Medicina e áreas afins.
Contatos
Secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu
Horário: das 09 às 18 horas, de segunda a sábado
(44) 3621 2885 ou 3621 2828 Ramal 1350 e 1285