Estudantes exerceram função de juízes, promotores e advogados dos autores e dos réus
Associar teria à prática e transformar em ação concreta o conhecimento aprendido nos livros e em sala de aula. Com este intuito o curso de Direito da Universidade Paranaense, Unidade de Cianorte, realizou audiências simuladas.
O objetivo foi de levar o acadêmico a perceber a responsabilidade, a dificuldade em defender racionalmente uma ideia perante terceiros e complexidade de julgar um argumento com a existência de pré-conceitos existentes em seu entendimento, demonstrando uma parcialidade em sua decisão.
A atividade foi coordenada pelo professor Helton Kramer Lustoza e fez parte da disciplina Prática em Processo Civil, ministrada para a turma do 4º ano. As equipes foram divididas em grupos de juízes, promotores e advogados dos autores e dos réus.
Foram selecionados casos que já geraram discussões judiciais a respeito do direito de vizinhança (tema do Código Civil). “Todos foram orientados a preparar argumentos de defesa e acusação, de um caso determinado, previamente repassado; em grupos, os acadêmicos realizaram a audiência simulada com os detalhes que a prática judiciária requer”, informa o professor.
Ele destaca que a prática processual é muito importante na formação acadêmica. “Por isso é necessário o exercício da técnica jurídica adequada a instrumentalizar o direito material; a dinâmica processual nos Tribunais é peculiar, em razão das súmulas e regimentos internos, por esse motivo é necessário que o operador de direito se aprofunde na temática”, justifica.