Conteúdo foi pautado e elaborado por professores da Unipar, com apoio do setor de Comunicação Social
Pensando na democratização de acesso e garantia da qualidade do ensino oferecido aos alunos com deficiência, o Pró-Magíster (Programa Institucional de Valorização do Magistério Superior) da Universidade Paranaense – Unipar elaborou um guia de orientação docente na educação inclusiva.
Escrito pelos professores Eliane Campos Ruiz, Luiz Roberto Prandi e Terezinha de Fátima Aguiar, o guia constitui-se em um instrumento importante, com sugestões para os docentes da Instituição no trabalho em sala de aula.
A proposta é aplicá-las com alunos que apresentam algum tipo de deficiência ou transtorno do neurodesenvolvimento, a fim de contribuir para a permanência desses alunos na Instituição e, por consequência, ao sucesso na aprendizagem.
O coordenador multicampi do Pró-Magíster, professor Luiz Roberto Prandi, lembra que o conceito de educação inclusiva tem relação direta com a modificação da estrutura, funcionamento e as respostas educativas no Ensino Superior.
“Cedendo lugar às diferenças, quer sejam individuais, sociais ou culturais, incluindo aquelas que estão associadas às deficiências ou transtornos de aprendizagem, o professor consegue alcançar os objetivos nessa missão, que é árdua e exige conhecimento e muita habilidade”, diz Prandi.
Ele ressalta que a inclusão é o principal objetivo: “É a garantia do acesso contínuo aos espaços de vivências orientadas para o acolhimento às diversidades humanas, visando à equiparação de oportunidades e desenvolvimento de todas as dimensões humanas”.
Esta intenção, segundo ele, está nas entrelinhas da cartilha: “Todo o investimento foi pensado para mostrar a preocupação da Unipar em atender bem seu alunado, já que não se espera que a pessoa com deficiência ou algum tipo de transtorno do neurodesenvolvimento se adapte ao Ensino Superior, mas que este se transforme, para possibilitar a inclusão”.