Pró-Magister: Palestra aborda as tendências da educação no mundo globalizado

Publicado em 7 de Junho de 2019 às 16:00

Evento foi voltado para todos os professores da Unipar e contou com a presença do Reitor Carlos Eduardo Garcia

O Programa Institucional de Valorização do Magistério (Pró-Magister) da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, promoveu palestra de capacitação com o tema ‘Tendências de mercado educacional no mundo globalizado’. O convidado para abordar o assunto foi o fundador-presidente do Instituto Mises Brasil, Hélio Beltrão.

Além de professores, o evento também contou com a presença do Reitor Carlos Eduardo Garcia e a diretora do Instituto de Ciências Humanas da Unipar, professora Fernanda Velasquez.

Em sua fala, o palestrante afirmou que é necessário fazer o uso de tecnologias em sala de aula. “É importante ter o professor como organizador do conhecimento, realizando atividades para que o aluno participe de situações de mercado real, pois esta metodologia faz toda diferença no aprendizado”, disse Beltrão, que é graduado em Finanças com MBA pela Universidade de Columbia, de Nova Iorque/EUA, e fundador e membro do Conselho Consultivo do Instituto Millenium.

Em seu discurso, o Reitor destacou a importância da palestra. “O corpo docente é o pilar central de sustentação da nossa Instituição, que sempre se preocupou muito com a maneira de ensinar. E hoje, nos preocupamos também em como o aluno aprende. Portanto, estamos felizes por trazer um profissional qualificado para nos ajudar a decifrar essa revolução educacional”.

“Antigamente os professores partilhavam seus conhecimentos e os alunos absorviam de forma passiva. A realidade hoje é outra. Atualmente, precisamos preparar os profissionais da educação para que a metodologia de ensino seja mais colaborativa e dinâmica”, completou a professora Fernanda Velasquez.

Na avaliação do coordenador multicampi do Pró-Magíster, professor Luiz Roberto Prandi, a palestra proporcionou uma profunda reflexão sobre as possíveis mudanças no mercado educacional.

“Neste mundo globalizado, as novas tendências no ensino mudam e afetam quase todas as facetas deste mercado. Diante deste cenário, as universidades enfrentam uma das épocas mais interessantes e complexas, porque a globalização implica na possibilidade de analisar e aproveitar oportunidades significativas, mas também nos grandes desafios em relação ao processo de ensino e aprendizagem, de modo a fundamentar os docentes”.