Biotecnologia Aplicada à Agricultura, Ciência Animal com ênfase em Produtos Bioativos, Direito Processual e Cidadania e Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica são os cursos ofertados
A campanha de pós-graduação da Universidade Paranaense ganha novo impulso com opções de cursos na modalidade stricto sensu. Para os profissionais que buscam alavancar a carreira, a Unipar está ofertando seis opções: os mestrados e doutorados em Biotecnologia Aplicada à Agricultura e Ciência Animal com ênfase em Produtos Bioativos e os mestrados em Direito Processual e Cidadania e Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica.
Recomendados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), são oferecidos na Unidade-Sede, em Umuarama. Todos contam com projeto-pedagógico moderno – voltado para atender a demanda e as exigências do mercado de trabalho –, e estrutura arrojada, composta por laboratórios de primeira linha e ambientes especiais de estudo e pesquisa. Outro atrativo é o corpo docente, formado por professores com alto nível de experiência na área em que atuam.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste site. Para o mestrado e doutorado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura são 26 vagas – 16 no mestrado e 10 no doutorado. O prazo de inscrição vai até o dia 28 de fevereiro.
Com o objetivo geral de formar docentes, pesquisadores e profissionais altamente capacitados para atuar na cadeia produtiva agrícola, conservação da biota regional, o programa oferece três linhas de pesquisa: Biotecnologia aplicada à microbiologia agrícola; Biotecnologia aplicada ao melhoramento vegetal; e Desenvolvimento de produtos e processos e caracterização e preservação de material biológico na biotecnologia agrária.
Para o mestrado e doutorado em Ciência Animal com ênfase em Produtos Bioativos, os interessados têm até o dia 5 de fevereiro para fazer a inscrição. Com 15 vagas para o mestrado e 13 para o doutorado, o programa visa capacitar os profissionais para o desenvolvimento de atividades com emprego de Produtos Bioativos para a Saúde Única (Animal, Humana e Ambiental) com pesquisas e produção de produtos inovadores para ações sustentáveis.
Outro objetivo do programa é cumprir uma importante função social, abrangendo ações com a Saúde Única, Biodiversidade e com a Região Fronteiriça (Brasil x Paraguai). Saúde Animal é a área de concentração, que oferece duas linhas de pesquisa: ‘Terapêutica Experimental de Produtos Bioativos Aplicados à Clínica e Reprodução Animal’ e ‘Educação e Saúde Única na Cadeia Produtiva e Comunitária’.
Já no mestrado em Direito Processual e Cidadania são 20 vagas e o prazo de inscrição vai até o dia 8 de fevereiro. Um dos objetivos do programa consiste em utilizar conhecimento socialmente relevante na área jurídica, associando pesquisa, ensino e extensão e criando processos de intercâmbio de conhecimentos e experiências com a sociedade. Jurisdição Constitucional e Direitos Fundamentais’ e ‘Processo e Relações Negociais’ são as duas linhas de pesquisa, com área de concentração em Direito Processual Civil.
No mestrado profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica, os interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscrever. Com 10 vagas, o programa segue duas linhas de pesquisa: Planejamento, Produção e Processamento de Plantas Medicinais e Fitoterápicos; e Prospecção Etnofarmacológica e Avaliação da Eficácia e Segurança na Utilização de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
Uma das propostas do programa é fornecer conhecimentos e habilidades para a implementação de arranjos produtivos locais relacionados à Politica Nacional das Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) no que se refere à Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
Mais informações neste site, no link do mestrado e doutorado, ou pelo telefone (44) 3621-2885.