O encontro proporcionou aos profissionais atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos na área
O professor Romir Rodrigues, do curso farmácia da Universidade Paranaense (Unipar), unidade de Paranavaí, participou do curso "Rotinas em fenotipagem, Identificação de Anticorpo Irregular (IAI) e técnicas avançadas de pesquisa de IAI", que ocorreu nos dias 18 e 19 de setembro, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), em Curitiba, sob a coordenação da farmacêutica Caroline Luise Prochaska, mestre em ciências farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O encontro proporcionou aos profissionais envolvidos atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos primordiais na resolução de discrepâncias ABO/RhD, fenotipagem de doadores e receptores, além da identificação de anticorpos irregulares.
A temática dos conteúdos foi delineada sobre as bases da imuno-hematologia, discrepâncias do sistema ABO, RhD e outros sistemas sanguíneos. Além destes, também foram abordados temas como identificação de anticorpos na Anemia Hemolítica Auto-imune (AHAI) por meio de técnicas padrões e acessórias.
Para Rodrigues, vários artigos relatam sobre a incidência de anticorpos irregulares em algumas regiões e destacam a importância que a fenotipagem eritrocitária possui para se evitar a aloimunização. “A fenotipagem eritrocitária completa tem um custo mais elevado, mas diversos estudos apontam o quão importante essa técnica é para evitar a formação de anticorpos irregulares, especialmente em pacientes politransfundidos”.
O Hemepar - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná é uma entidade de natureza pública, unidade prestadora de Serviços da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná – SESA, referência no Estado em Hemoterapia e Hematologia. O órgão presta assistência médica hemoterápica e hematológica aos pacientes portadores de coagulopatias, doença falciforme e talassemia.
Última atualização em 25 de Setembro de 2024 às 14:19