Voltado ao público idoso, os participantes receberam dicas de como identificar golpes
O professor e coordenador do Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas EAD, Cleber de Souza Relli, apresentou a palestra "Protegendo Gerações: Estratégias de Combate a Crimes Eletrônicos na Terceira Idade". O evento reuniu especialistas, autoridades e grupos de integração, entre idosos e a comunidade em geral, para discutir estratégias de combate a crimes cibernéticos.
O evento, organizado em parceria com a Universidade Paranaense (Unipar), unidade de Umuarama, Prefeitura Municipal de Umuarama, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outras instituições, abordou temas como a criação de senhas seguras, identificação de e-mails e sites fraudulentos, e os principais tipos de crimes cibernéticos que atingem os idosos.
O professor Relli, referência na área, apresentou um estudo detalhado sobre a importância da inclusão digital para os idosos e os desafios específicos que enfrentam no uso seguro da tecnologia. A pesquisa desenvolvida serviu como base para a criação de uma formação específica para o público idoso navegar na internet de forma segura.
Cleber Relli comenta que houve aumento de atos criminosos quando se fala de equipamentos tecnológicos com a terceira idade. “Na pandemia, foram mais de 20 milhões de novos usuários idosos que tiveram necessidade de fazer uso dessas tecnologias, que não foram bem treinados para isso e por isso acabavam caindo em sites maliciosos e golpes”, ressalta.
Para o professor, é importante haver treinamentos com esses públicos para que saibam como agir diante dessas situações. “É importante lembrar também se nossas senhas são seguras ou não. Por isso, é significativo termos esses programas educacionais, palestras para orientar. A pessoa deve pesquisar na internet, que pode ajudar a entender um pouco melhor como funcionam essas tecnologias”, pontua.
O evento contou com palestras sobre “Orientação Jurídica para Crimes Cibernéticos” do presidente da subseção de Umuarama da OAB/PR, Christhian Rodrigo Pellacani. O delegado de polícia adjunto, subdivisão policial de Umuarama, Adailton Ribeiro Junior, debateu sobre o cenário regional de cibercrimes.
Além das palestras, o evento ofereceu um espaço para que os participantes tirassem dúvidas e interagissem com os especialistas. A ação demonstra o compromisso da Unipar em promover a segurança digital e em oferecer soluções para os desafios enfrentados pela sociedade.