Professor e alunos da Unipar participam de Simpósio Internacional em Londrina

Publicado em 6 de Agosto de 2024 às 15:52

O evento oportunizou trocas de experiências científicas e possíveis parcerias

O professor Denis Vinicius Bonato, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, com Ênfase em Produtos Bioativos, da Universidade Paranaense (Unipar), e seus orientandos de doutorado, Bruno Barros, Katuane Gabiato de Araújo e Márcio Luiz Tramontin, participaram do 10º Simpósio Internacional de Reprodução Animal Aplicada, realizado em Londrina, Paraná, nos dias 24 e 25 de julho.

O evento reuniu palestrantes de instituições de renome nacional da Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Londrina, Federal de Goiás e pesquisadores internacionais dos Estados Unidos, Canadá e Argentina. Os convidados apresentaram as últimas novidades em gestão de propriedades rurais, mercado de produtos pecuários e biotécnicas de reprodução. Entre os temas abordados, destacaram-se o controle farmacológico do ciclo estral, o controle de doenças reprodutivas, a aplicação da ultrassonografia em reprodução animal e  produção de embriões in vitro.

O professor Denis Bonato, relata que, durante o evento, suas pesquisas são complementos que podem contribuir com outras mostras científicas internacionais. “Percebi, com o meu orientando Márcio, que alguns dados nossos, que pretendemos publicar, inclusos na tese dele, vai complementar dados atuais que os professores apresentaram no evento. Isso mostra que devemos valorizar a pesquisa que fazemos aqui e estamos no caminho certo para contribuir nesse cenário global da reprodução animal”.

Para Denis Bonato, o evento proporcionou oportunidade para atualizar o conhecimento na área e fortalecer parcerias com pesquisadores de outras instituições e empresas. “Tivemos muitos temas atuais que foram debatidos e que estou repassando nas aulas para os alunos da graduação. Conversei com professores de outras universidades, empresas farmacológicas e de reprodução para vermos possibilidades de parceria de pesquisa”, comenta.