Realizado em Lisboa, encontro científico teve troca de experiências em atividades de pesquisa, seminários e debates
A Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, marcou presença em um evento científico internacional de Direito, denominado ‘Summer School’. Realizado na cidade de Lisboa/Portugal, o encontro foi pautado por atividades de pesquisa, seminários e debates com juristas brasileiros e estrangeiros (entre 7 e 11/10).
A Unipar foi representada pelo professor doutor Luiz Roberto Prandi, o aluno Felipe Espolador, do 4º ano do curso de Direito, e o mestrando Pedro Henrique Marangoni. Na ocasião, o estudante Felipe apresentou pesquisa com o tema ‘Princípio da Legalidade - Direito de ação frente aos negócios processuais atípicos, pacto de non petendo: Brasil e Portugal’. Já o tema apresentado pelo colega Pedro Henrique foi ‘Breve comparação entre o Código de Processo Civil Brasileiro de 1973 a 2015 com o Código de Processo Civil Português, Lei nº. 41/2013, quanto às Tutelas Provisórias’.
Ambos foram orientados pelos professores doutores Luiz Roberto Prandi e Fabio Caldas de Araújo. “O Summer School é um evento que prima pela excelência acadêmica e pelo estabelecimento de relações de cooperação científica e institucional entre a Academia Brasileira de Direito Constitucional e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa”, afirma Prandi, enfatizando que os vetores que impulsionam tal objetivo são a excelência acadêmica e o diálogo transnacional.
Segundo ele, a participação em evento deste porte possui grande relevância no processo de internacionalização da Unipar. “A divulgação de nossos trabalhos no âmbito internacional, além de contribuir para a formação acadêmica, também prestigia a credibilidade e os valores da Unipar”.
Para o mestrando Pedro Henrique, o contato com grandes doutores da esfera jurídica internacional proporciona uma ampliação de conhecimento. “Foi possível realizar riquíssimas discussões quanto ao funcionamento do tribunal português e o tribunal brasileiro, bem como sobre quais possíveis medidas que podem ser aplicadas para superar as dificuldades de ambos os países. Um evento que propôs também a troca de experiências com estudantes de diversas regiões do Brasil, assim como estudantes de países do continente europeu”.
O colega Felipe acrescenta que foi uma experiência gratificante e inspiradora. “Nossos trabalhos tiveram excelente recepção, recebendo elogios pontuais por parte dos avaliadores, o que evidencia a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelo curso de Direito da Unipar”, afirma, agradecendo a oportunidade proporcionada pela Universidade e pela coordenação da graduação.
O coordenador do curso de Direito, professor Valdecir Pagani, destacou a importância da participação de acadêmicos em encontros internacionais como este. "Para um pesquisador do Direito, o evento é essencial e permite ampliar os horizontes e conhecer novas culturas e bases jurídicas, propiciando o acesso a outras teorias do direito, técnicas diferentes de análise científica, como abordagens diferentes do mesmo tema”.