Visita vivenciou realidade muito próxima a de Toledo pelo enfoque no agronegócio
Quando o assunto é inovação, a Universidade Paranaense – Unipar está sempre em busca de mais conhecimento. Exemplo disso foi a viagem técnica ao Ecossistema de Inovação de Londrina da qual o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unidade de Toledo, professor Fernando Botelho, participou (entre 10 e 12/11).
A visita foi realizada pelo Núcleo de Inovação da ACIT (Associação Comercial e Empresarial de Toledo), via projeto Empreender para Crescer. O grupo conheceu diversas experiências na área. Passou pelo Sebrae/PR, Irmandade Santa Casa de Londrina, Instituto Senai de Tecnologia – Especializado em Tecnologia de Inovação e Comunicação e HUB de Inteligência Artificial – CNI/SENAI.
Os visitantes também conheceram a Agência de Inovação e Tecnologia, Incubadora Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina e a aceleradora da Sociedade Rural do Paraná – GO AGRITECH.
“Neste ano optamos por um local próximo à nossa realidade. Londrina tem um foco no agronegócio muito forte. As instituições de pesquisas do Estado têm laboratórios e a Sociedade Rural abraçou a causa da inovação, a impulsionando fortemente”, afirma o professor.
Exemplos
O diretor de Inovação da Acit, Carlos Tomasini, salienta que o objetivo da visita foi entender como cada órgão lida com ideias inovadoras. “Tivemos acesso desde projetos de inteligência artificial até grandes centros de tecnologia”, pontua.
A visita a um ecossistema bem estruturado como de Londrina resultou em diversos exemplos e inspirações em inovação ao grupo. Conhecimento que vem para somar com a expertise que a Unipar já possui na área.