Raquel Machado, de Paranavaí, foi nomeada para atuar no órgão que é a instância recursal dos processos avaliativos
A professora da Universidade Paranaense, Raquel Machado, está comemorando uma grande conquista. Ela, que coordena o curso de Estética e Cosmética no Câmpus de Paranavaí desde o ano passado, foi nomeada pelo Ministro da Educação para integrar a nova formação da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA).
A CTAA é a instância recursal dos processos avaliativos relacionados a relatórios de avaliação externa in loco e de denúncias contra avaliadores. Esta comissão tem a competência para deliberar sobre recursos administrativos advindos das Instituições de Ensino Superior (IES) e da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC).
Os recursos são referentes a relatórios das avaliações externas in loco do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e do Sistema de Avaliação das Escolas do Governo; e interpostos contra decisões da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES), referente à conduta de avaliadores do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis) e do Sistema de Avaliação de Escolas do Governo.
Antes de tornar-se membro da CTAA, a professora Raquel fazia parte do Banco de Dados de Avaliadores in loco do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – autarquia federal vinculada ao MEC).
Para compor o BASIs, além de titulação stricto sensu e de cumprir satisfatoriamente o processo de capacitação, o professor precisa ter reputação ilibada, estar livre de pendências junto às autoridades tributárias e previdenciárias e observar os termos da ciência, do compromisso e da conduta.
“Faço parte do quadro de colaboradores da Unipar há 26 anos, e é uma satisfação poder também colaborar com o Governo, no âmbito da Educação”, diz, destacando o apoio da Unipar. “Não posso deixar de enaltecer a Instituição de Ensino Unipar pelas inúmeras oportunidades para meu aperfeiçoamento profissional acadêmico, o que colaborou para que eu pudesse fazer parte, também, de um grupo tão seleto de trabalho em beneficio da melhoria da qualidade do ensino público superior”, afirma a professora.
Graduada em Tecnologia em Estética e Cosmética, Raquel Costa é mestre em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica e especialista em Pré e Pós-Operatório de Cirurgias Plásticas e Reparadoras.