Professora da Unipar realiza treinamento em biotecnologia na Espanha

Publicado em 18 de Dezembro de 2024 às 09:54

A iniciativa foi viabilizada pelo programa Universidade das Nações Unidas com o apoio do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da universidade

Professora da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Umuarama, participa de treinamento na Universidade de Granada, Espanha. A docente dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, Glacy Jaqueline da Silva, permanece no país até o final deste mês. A iniciativa foi viabilizada pelo programa Universidade das Nações Unidas – Programa de Biotecnologia para a América Latina e o Caribe (UNU-BIOLAC) fellowship programme, das Nações Unidas.

Com conceito 5 na Capes, o Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Unipar apoiou a docente, autorizando sua saída remunerada.

A professora participou do treinamento no Departamento de Fisiologia Vegetal da instituição espanhola, desenvolvendo o experimento “Collaborative Work Plan for Enhancing Rhizobia-Legume Symbiosis: A Computational and Experimental Approach to Nitrogen Fixation in Phaseolus vulgaris under drought stress” (Plano de Trabalho Colaborativo para Aperfeiçoar a Simbiose Rizóbio-Leguminosa: Uma Abordagem Computacional e Experimental para a Fixação de Nitrogênio em Phaseolus vulgaris sob Estresse Hídrico). A pesquisa buscou explorar a interação simbiótica entre rizóbios, bactérias fixadoras de nitrogênio, e o feijão-comum (Phaseolus vulgaris), com foco em aumentar a eficiência da fixação biológica de nitrogênio em condições de estresse hídrico.

Glacy destacou a importância do treinamento para ampliar contatos internacionais, fortalecer parcerias acadêmicas e promover intercâmbios futuros. Segundo ela, “isso possibilita o intercâmbio futuro de alunos e professores. Além disso, está sendo muito importante ver as tecnologias que estão disponíveis aqui fora e perceber que no Brasil e principalmente na Unipar, estamos alinhados com os avanços na área”, pontua.

O programa UNU-BIOLAC promove estágios de curta duração para pesquisadores da América Latina e Caribe, o que fortalece a capacitação em biotecnologia com foco em impacto social.