Professora do mestrado em direito da Unipar apresenta trabalho em congresso internacional

Publicado em 21 de Junho de 2024 às 12:00

A pesquisa também possui pesquisa sobre a familiar e as tecnologias na vigilância dos filhos

A professora de mestrado em direito processual da Universidade Paranaense (Unipar), Tereza Vieira, participou do Congresso Internacional da Law and Society Association, em Denver, Colorado, nos Estados Unidos. O evento reuniu especialistas, acadêmicos e pesquisadores de todo o mundo para discutir os mais recentes avanços e desafios no campo jurídico.

Na oportunidade, a professora fez apresentação oral de trabalho focado na luta jurídica das pessoas com Espectro Autista e suas famílias contra os planos de saúde, que cancelam unilateralmente o atendimento, alegando prejuízos com o tratamento multidisciplinar contínuo. O tema sensível revela o contexto atual no Brasil, visto que muitas famílias enfrentam enormes dificuldades para garantir o acesso ao tratamento adequado aos filhos com autismo.

No Brasil, a legislação garante o direito ao tratamento contínuo e multidisciplinar para pessoas com autismo. No entanto, na prática, muitas famílias têm enfrentado obstáculos quando os planos de saúde cancelam os atendimentos, alegando custos elevados. Tereza Vieira destaca a “importância de garantir que esses direitos sejam respeitados e apresentou casos emblemáticos em que a intervenção jurídica foi fundamental para reverter cancelamentos e garantir o tratamento necessário”.

Além do trabalho principal, Tereza também foi co-autora de pesquisa sobre o poder familiar e as novas tecnologias na vigilância dos filhos na vida cotidiana e nas redes sociais. O estudo aborda como as tecnologias digitais têm transformado as dinâmicas familiares, especialmente no que diz respeito à supervisão e proteção dos filhos. A pesquisa explora os desafios e as implicações legais da vigilância digital, oferecendo uma análise crítica sobre até que ponto os pais devem monitorar a atividade online dos filhos e como equilibrar isso com o direito à privacidade das crianças.

A participação da professora no congresso evidencia que a Unipar, por meio de seus pesquisadores, mostra destaque no cenário acadêmico internacional, o que contribui nas discussões científicas para a construção de novos conhecimentos, relações acadêmicas e integração.