Professores da Unipar lançam livro sobre endomarketing

Publicado em 20 de Setembro de 2021 às 09:00

Publicação envolve gestão de pessoas e marketing; quatro docentes integram a obra

Em 11 de setembro, quatro docentes da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama realizaram o lançamento do livro ‘Endomarketing: cases em cidades do Noroeste paranaense’, pela Editora Appris.

O lançamento aconteceu na livraria A Página, no Shopping Palladium, em Umuarama, e a obra é assinada pelos professores Ana Paula de Lima da Silva, Deisi Graziela de Lima Martins, Elizangela Maria Menegassi de Lima e Evandro Mendes de Aguiar.


A temática abordada pelo livro se pauta na discussão de temas relevantes a qualquer organização, uma vez que envolve gestão de pessoas e marketing. “Falar sobre endomarketing pode parecer uma tarefa difícil, porque o termo não é tão discutido, porém são as atividades e práticas da gestão de pessoas e o marketing que estão no dia a dia das instituições”, destacou um dos autores, o professor Evandro.

E o livro mostra, justamente - com casos de pequenas, médias e grandes empresas de vários setores - como o endomarketing acontece cotidianamente e como as ações e práticas que o envolvem podem ser melhoradas para que as organizações possam ter mais produtividade. “Fatores como clima organizacional adequado e funcionários satisfeitos, também contribuem para que as empresas saiam em vantagem, especialmente em um mercado que é cada vez mais acirrado e competitivo”, explicou a professora Deisi.

Segundo a professora Elizangela, o endomarketing é um elemento essencial na conexão dos colaboradores com a missão, visão e valores da organização.

Para que este material se tornasse uma realidade, uma das autoras, a professora Ana Paula, reuniu uma coletânea de estudos sob sua orientação. “Este livro é fruto de um trabalho de vários anos, porém a organização dele para publicação durou cerca de um ano”, contou a docente.


Os professores ainda ressaltaram o papel na Unipar na concretização desse sonho, já que os cases que compõem o livro são resultado dos estágios curriculares de egressos do curso de Administração. “Ficamos radiantes em prestigiar o lançamento da obra dos nossos professores, pois entendemos que suas conquistas também são nossas e resultam em mais qualidade de ensino para os nossos alunos”, comemorou o coordenador do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas, professor Clóvis Uliana.