O programa é um incentivo concedido a pesquisadores que se destacam pela qualidade e regularidade de sua produção científica
Professores dos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Paranaense (Unipar) são selecionados para receber bolsas de pesquisas concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Essa conquista demonstra o compromisso da universidade com o fomento à pesquisa e o reconhecimento da importância do trabalho dos docentes. Os professores contemplados com as bolsas são Daniela Dib Gonçalves, Juliana Silveira do Valle, Zilda Cristiane Gazim, Maria Graciela Iecher Faria Nunes, Lidiane Nunes Barbosa, Luciana Kazue Otutumi, Odair Alberton, Emerson Luiz Botelho Lourenço e Arquimedes Gasparotto Junior.
A bolsa de produtividade em pesquisa é um incentivo concedido a pesquisadores que se destacam pela qualidade e regularidade de sua produção científica. A obtenção dessa bolsa exige um rigoroso processo de avaliação, que considera a qualidade das publicações, a participação em eventos científicos e a orientação de alunos.
O investimento em pesquisa pela Unipar impacta diretamente a qualidade do ensino oferecido, a formação de profissionais qualificados e a contribuição para o desenvolvimento regional e social. Com as bolsas, os alunos da graduação e pós-graduação têm a oportunidade de participar de projetos de pesquisa, por meio da Iniciação Científica (PIC e PIBIC), desta forma desenvolvem habilidades e conhecimentos que os prepararão para os desafios do mercado de trabalho.
A professora e gerente geral da Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa, Daniela Dib, destaca que a conquista das bolsas reafirma o compromisso da Unipar com a ciência e a educação. “Ao investir em pesquisa, a Universidade não apenas eleva seu patamar de excelência acadêmica, mas também contribui para o avanço do conhecimento e para a formação de novos cientistas e profissionais capacitados a enfrentar os desafios do futuro”, pontua.