Com título de Instrutor Certificado do Google, professora Carla Zanfrilli se destacou e já compartilha conhecimentos com funcionários e colegas de profissão
Visto como uma ferramenta de lazer, trabalho, interação e entretenimento, os dispositivos móveis se tornaram também um grande aliado nos estudos. Nos dias de hoje, um professor consegue ministrar sua aula, aplicar trabalhos e provas com apenas alguns toques no seu smartphone, fazendo com que todo o conteúdo seja acompanhado pelo aluno.
Na Universidade Paranaense, essa inovação na forma de ensinar já acontece desde 2016, quando a Instituição fez uma parceria com o Google e adotou as ferramentas de ensino do Google for Education. Uma delas é o Classroom (sala de aula virtual), na qual o professor, utilizando-se de aplicativo, trabalha com os alunos no plano virtual.
Nesses três anos de parceria foram intensificados os treinamentos do corpo docente das sete Unidades da Unipar para o uso destas tecnologias, que têm como foco ofertar um ensino superior de excelência. As capacitações acontecem por meio de palestras, aulas expositivas e oficinas, com suporte do professor Paulo Tomazinho, que é doutor em Educação e diretor do Comitê de EdTech da Associação Brasileira de Startups.
Um dos últimos treinamentos formou uma equipe de professores [nível I]. Depois de passar por avaliação de habilidades, eles receberam o certificado do Google for Education. A entrega foi feita pelo Reitor Carlos Eduardo Garcia durante o Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em outubro do ano passado.
Trata-se de um curso on-line realizado pelo site do Google, que contém os recursos, o selo e as diretrizes do programa de instrutor. Entre os professores que participaram, a professora Carla Zanfrilli, do curso de Odontologia, se destacou. Depois de passar pelas etapas do Níveis I e II, ela é a única que, recentemente, chegou à terceira etapa, onde conquistou o título de Instrutor Certificado do Google for Education; com esse título, ela agora passa a capacitar os colaboradores da Unipar, com o objetivo de inovar o ensino em sala de aula usando as ferramentas do Google.
Para conseguir o certificado de trainer, a professora teve que passar por exames de desempenho e conhecimentos. Seu currículo passou por avaliação do Google e foi aprovado. “É uma experiência enriquecedora poder compartilhar tudo o que aprendi capacitando os colegas de trabalho, para que eles também possam usufruir destas habilidades no exercício diário de suas funções aqui na Universidade”, explica a professora, que também é responsável técnica da Clínica Odontológica da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Unipar.
Ela lembra que este tema Google for Education surgiu em uma conversa durante um evento com a presença do diretor da Unipar, Cassio Garcia: “À época, ele começou a falar sobre a plataforma e me interessei... Comecei a pesquisar, ler e estudar sobre o assunto, sempre com pensamento positivo e com muita determinação; acredito que foi isso que me levou a este resultado bem-sucedido”.
E a docente já se empenha para chegar ao nível máximo do programa do Google, o de Certificado Inovador. “Nunca podemos desistir de nossos sonhos, pois qualquer objetivo que realmente valha a pena sempre virá acompanhado de esforço, trabalho e superação”, salienta, agradecendo o apoio que recebeu da Instituição. “É uma honra fazer parte desta grande família chamada Unipar”.
O colega de trabalho, professor José Ricardo Skolmovski, coordenador do curso de Pedagogia da Unidade da Unipar em Guaíra, está seguindo o mesmo caminho. Depois de obter o certificado de nível 1, em breve ele irá fazer a prova do nível 2. “Tem sido uma maravilhosa experiência. As ferramentas do Google For Education proporcionam um rico ambiente colaborativo: são diversas e infinitas possibilidades e o uso delas em sala de aula tem significado uma mudança muito produtiva na forma de ensinar e se relacionar no âmbito da Universidade”, avalia o professor, ressaltando que “a plataforma possibilita relações mais ativas e interconectadas, o que chama a atenção do acadêmico e o atrai para o conteúdo que já não é mais estático, mas sim dinâmico”. “A incorporação de tecnologias de informação e comunicação na prática docente contribui significativamente no processo de ensino e aprendizagem, criando um ambiente interativo onde se pode compartilhar diversos materiais de forma mais rápida”, completa o coordenador do Pró-Magíster (Programa Institucional da Valorização do Magistério Superior), professor Luiz Roberto Prandi. |