Projeto da Unipar para IAITEA se torna referência para expansão em Francisco Beltrão

Publicado em 28 de Janeiro de 2025 às 15:55

A visita iniciou-se no IAITEA, onde a comitiva conheceu os espaços de atendimento planejados e decorados com o apoio do curso de arquitetura e urbanismo da universidade

Na última sexta-feira (24), uma comitiva da Prefeitura de Francisco Beltrão, em parceria com a Universidade Paranaense (Unipar), Campus Francisco Beltão, visitou o Instituto de Atendimento ao Indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (IAITEA) em Umuarama. A visita teve como objetivo conhecer o funcionamento do instituto, o projeto de capacitação que a Unipar realizou com os funcionários que trabalham no local e avaliar a possibilidade de criar uma unidade semelhante em Francisco Beltrão.

A comitiva foi composta pela primeira-dama de Francisco Beltrão, Rose Pedron, secretária municipal de Saúde (de Francisco Beltrão), Cintia Ramos, diretor da Unipar de Francisco Beltrão, Claudemir José de Sousa, vice-prefeita de Francisco Beltrão, Lurdinha Bertani, secretária municipal da Saúde de Umuarama, Lisbeth Scanavaca, coordenadora do IAITEA, Renata Ortiz, coordenador-geral da Pós-Graduação Lato Sensu da Unipar, José Ricardo Skolmovski, a diretora-geral da Unidade de Umuarama, Evellyn Claudia Wietzikoski Lovato, o diretor de Comunicação, Marketing e Comercial, Leandro G. Cerutti, e a coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Isabel Cristina Gozer.

A visita teve início no IAITEA, onde a comitiva conheceu os espaços de atendimento planejados e decorados com o apoio do curso de arquitetura e urbanismo da Unipar. O ambiente, que conta com elementos acolhedores e funcionais, foi projetado para oferecer conforto e estímulos apropriados aos pacientes com transtorno do espectro autista (TEA). Atualmente, o instituto conta com 56 profissionais capacitados pela Unipar para atender crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com TEA.

A professora da Unipar, Isabel Cristina Gozer, destacou o papel da universidade no projeto. “O projeto da pós-graduação e dos treinamentos para os profissionais do IAITEA foi elaborado em conjunto com a Renata Ortiz, responsável pelo instituto na prefeitura de Umuarama, e pelo professor Renato Victorino Delgado, responsável pedagógico. Para a Unipar, participar ativamente na formação dos profissionais que atuam no instituto é contribuir diretamente para o bem-estar da comunidade.”

Os cursos de capacitação oferecidos pela Unipar priorizaram não apenas a formação técnica, mas também o acolhimento, os conteúdos pedagógicos e o ambiente de ensino, garantindo excelência na preparação dos profissionais.

Após a visita ao IAITEA, a comitiva conheceu as instalações do curso de medicina da Unipar Campus Sede. Durante o encontro com o reitor, Carlos Eduardo Garcia, foram discutidos futuros projetos e parcerias para o desenvolvimento de Francisco Beltrão.

Última atualização em 29 de Janeiro de 2025 às 08:43