Iniciativa coordenada por professora e acadêmico aborda sedentarismo e outros temas
O curso de fisioterapia da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Toledo, desenvolveu um projeto de extensão, coordenado pela professora Dora de Castro Agulhon Segura, com desenvolvimento e execução do acadêmico de fisioterapia Andrei Piekarczik da Trindade, sexto período, com objetivo de desenvolver a conscientização de estudantes do ensino médio quanto à prevenção e correção de problemas posturais que agregam algias na coluna vertebral. A ação envolveu 140 alunos do Colégio Estadual do Campo Barão do Rio Branco, no distrito de Carajá, município de Jesuítas.
Durante a palestra foram abordadas questões que acometem grande parte da população jovem, o uso do celular por longo período, posturas inadequadas, sedentarismo, obesidade e demais informações que comprometem a saúde dos estudantes. Os assuntos abordados buscou informar e conscientizar os adolescentes quanto às mudanças que ocorrem no corpo e os riscos do desenvolvimento de problemas posturais, dores na coluna e o agravamento desses problemas na vida futura.
Também foram desenvolvidas atividades práticas e simples, como alongamentos, que contribuem para o bem-estar e a saúde dos estudantes. De acordo com a diretora do colégio, Shirley Batista Jardim, “projetos desta magnitude sempre vêm para somar.”
Para Andrei, ter a teoria aliada com a prática é uma motivação profissional. “Aliar o conhecimento teórico à execução prática de atividades despertam ainda mais a vontade de aprender e se tornar um profissional diferenciado para o mercado de trabalho”.