Escolas de toda região sudoeste do Paraná podem participar, basta agendar na Unipar
A Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, deu início este ano ao projeto de extensão ‘Intervenções Psicológicas no Contexto Educacional”, uma iniciativa do curso de Psicologia. O projeto tem como objetivo trabalhar com alunos temas como habilidades sociais para a vida, saúde mental, bullying, prevenção a violências, orientação profissional e relações interpessoais na família e na escola.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Thaís Cristina Gutstein Nazar, o trabalho visa ainda sensibilizar a comunidade escolar por meio de palestras e vivências. “As atividades têm sido realizadas de acordo com a demanda das escolas de Francisco Beltrão e região, como Pato Branco, Renascença, Marmeleiro, Verê e Eneas Marques, que, juntas com a Unipar, buscam atuar na melhoria de aspectos psicológicos que envolvem alunos, com auxílio da família e profissionais da educação”.
O projeto ocorre com atividades agendadas nas escolas, duas vezes por semana, e orientações semanais dos acadêmicos. Iniciado no mês de março, já atendeu cerca de 700 pessoas, entre alunos do ensino fundamental e médio, famílias e profissionais da educação, em 11 instituições educacionais. E já estão previstas outras 11 atividades com semelhante número de participantes.
Avaliação positiva
Para as acadêmicas Kamila Miott e Isabella Valandro, que participam do projeto, a iniciativa colabora com o enriquecimento da vida acadêmica e profissional, contribuindo, junto com os outros integrantes, na melhoria das condições sociais pela atuação e fornecimento de oportunidades de acesso a esse conhecimento, que, por vezes, permanece restrito a uma parcela da sociedade.
Os espectadores do trabalho têm dado aos integrantes do grupo uma abertura e receptividade imensa, com feedbacks positivos e repletos de sugestões e críticas construtivas. Rubia Sabbi, professora de Filosofia do Colégio Estadual de Renascença, parabeniza o projeto e acredita que é uma parceria que deu certo, em que, na busca pela inovação com os alunos, “as atividades realizadas são fantásticas e muito importantes para a vida”. O projeto foi proposto ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Francisco Beltrão, que tem abraçado a proposta.
As atividades podem ser agendadas no Prove/Unipar (Programa de Valorização da Educação) ou com a coordenação do Projeto. Acadêmicos participantes: Alan Cesar Drey; Amanda Cristina Favaretto; Ana Maria Seleski; Gabriel Cipriano; Isabella Valandro; Isadora Gagliotto Galvan; Kamila Miotti; Larissa Iez Wessling; Leticia Mª dos Santos Kamer; Maria Heloiza Turin; Michele Q. Tartari; Nandara Emily Lima, Nathiara Caroline Fernandes; Sidinei De Jesus dos Santos de Oliveira.
Orientação profissional
Outro projeto desenvolvido pelo curso é o ‘Escolha Certa’, realizado semanalmente no Centro de Psicologia Aplicada da Unipar (CPA) e destinado aos alunos do ensino médio. Seu principal objetivo é orientar os futuros universitários na escolha da profissão.