Projeto do curso de Psicologia da Unipar contempla milhares de jovens da região

Publicado em 2 de Agosto de 2019 às 15:00

Este ano estão sendo contemplados estudantes do ensino médio de Cianorte, Goioerê, Herculândia, Iporã, Santa Isabel do Ivaí e Xambrê, além de Umuarama

Há mais de quinze anos o curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar ajuda estudantes do ensino médio a decidir qual caminho seguir quando o assunto é profissão. Estagiários do projeto de extensão universitária ‘Orientação Profissional’ participam dos trabalhos.

Eles realizam encontros e debates com os jovens, que têm a oportunidade de esclarecer dúvidas e discutir sobre paradigmas profissionais, mercado de trabalho e questões relacionadas à vocação.

Além de Umuarama, é levado às cidades da região, contemplando colégios de Cianorte, Goioerê, Herculândia, Iporã, Santa Isabel do Ivaí e Xambrê. Com o objetivo de instruir os alunos na tomada de decisão em relação à escolha profissional, também visa a compreender aspectos pessoais, familiares e sociais.

“São doze acadêmicas integrando o projeto; destas, duas são monitoras, que já fizeram parte desta extensão universitária com excelente desempenho junto à comunidade externa e interna”, informa a coordenadora, professora Maria Adelaide.

“Com muita dedicação, elas realizaram todas as etapas dos trabalhos programados, por isso foram eleitas monitoras”, elogia, acrescentando que todas as acadêmicas que estão no projeto passaram por um processo seletivo para conseguir a vaga. “As vagas sempre são disputadas, o que mostra a relevância do projeto”, orgulha-se a professora.

Para a acadêmica Bruna Silvério, a monitoria é uma grande chance para praticar teorias. “O projeto vem acrescentando experiências importantes na minha formação acadêmica e, agora como monitora, muito mais... monitorar é um grande desafio, que me permite compartilhar meu aprendizado e adquirir novos conhecimentos, pela troca de experiências com minhas orientandas”, argumenta.

Sua orientanda, a acadêmica Jéssica Carolina da Costa, que atuou no Colégio Estadual Professor Paulo Alberto Tomazinho, em Umuarama, diz que o trabalho realizado foi gratificante: “Promover o autoconhecimento durante os encontros e fazer com que o jovem compreenda as influências que ligam a escolha de uma profissão é motivador, sem contar que a cada grupo aprendo algo novo; sempre digo a eles que, assim como eu posso contribuir com a formação deles, eles também contribuem para a minha”.