A cerimônia de inauguração foi prestigiada por autoridades de toda a região; reitor da Unipar se emocionou ao ver na fachada o nome do pai
Lideranças políticas de várias cidades da região e empresários prestigiaram na sexta, 13, a inauguração do Pronto Atendimento 24 horas de Umuarama, que recebeu o nome do fundador da Universidade Paranaense, Cândido Garcia [em memória].
Seguindo padrões modernos, o PA foi construído com verbas do Governo Federal e da Universidade Paranaense [que bancou mais de dois terços do total]. Foram investidos R$ 2,9 milhões na reestruturação total do prédio onde funcionava o Posto de Saúde Central. A construção ficou a cargo da Construtora Antunes, do empresário Nelson Antunes.
Remodelado e ampliado, o prédio passou a ter mais de um milhão e trezentos mil metros quadrados de área útil e recebeu equipamentos e mobília novos, para cumprir a meta de prestar atendimento de excelência. E foi isso que o prefeito Celso Pozzobom destacou em seu pronunciamento, também agradecendo a parceria da Unipar.
“Nós precisávamos deste espaço e a parceria da Unipar veio para casar com nossos desejos e as necessidades que tínhamos para oferecer serviços de saúde com mais qualidade. Por isso digo sempre que esta obra é resolutiva e um marco na saúde pública do nosso município”, afirmou.
Depois do descerramento da placa da fachada, que ostenta o nome Cândido Garcia, e do desate da fita inaugural, os convidados visitaram as instalações do PA. Este espaço, a partir do ano que vem, passa a receber também os acadêmicos do terceiro ano do curso de Medicina da Unipar, que irão atuar, em estágio, junto com os profissionais de saúde da prefeitura.
Para o Reitor, Umuarama ganha um presente muito especial e seu pai, Cândido Garcia, uma admirável e merecida prova de reconhecimento pelo seu legado. No momento do descerramento da placa, ele não conteve as lágrimas.
“É um momento muito especial; meu coração está completo, repleto e festivo, ver que o que meu pai plantou aqui continuando dando frutos e estamos muito felizes por poder comungar toda esta alegria! Mas esta homenagem também aumenta nossa responsabilidade com Umuarama, com a população, principalmente a mais carente, que será atendida aqui. Por isso nossa parceria continuará, sem dúvida, por um longo tempo”, declarou.
Salto gigantesco
Ele também disse que essa renovação [que o atendimento à saúde pública recebe] dá um salto gigantesco em eficiência: “O município que quer galgar novos degraus em desenvolvimento precisa se renovar, precisa ter uma força motriz que é a união de seus líderes, que precisam deixar as ‘diferenças’ de lado e caminhar juntos para fazer com que o desenvolvimento possa ser servido por todos... e quando aquele que comanda tem coração generoso, ouvidos atentos e olhos sensíveis, seu povo sempre recebe o melhor... então, estamos muito satisfeitos pelo prefeito ser esta pessoa sensível... Afinados nestes princípios, nós da Unipar, dentro das nossas possibilidades, trabalharemos muito, também, para que o município tenha em abundância e em qualidade”.
Mais espaço, mais eficiência
Inicialmente a unidade funcionará das 7 horas às 23 horas, como o antigo PA, mas a previsão é que a partir de janeiro o atendimento seja de 24 horas, o que significa o fim do rodízio de plantões dos hospitais de Umuarama.
“No PARANÁ 24h teremos mais médicos, enfermeiros, técnicos e estagiários com atenção especial aos pacientes, proporcionando um salto de qualidade no atendimento, com mais humanização e recursos tecnológicos e estruturais. Pacientes e a equipe profissional terão mais espaço, conforto e infraestrutura para os procedimentos médicos”, disse a secretária de Saúde do Município Cecília Cividini.
Para o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa-Amerios), presidente da Associação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Paraná e prefeito de Alto Piquiri, Luiz Carlos Borges Cardoso, a mudança é muito esperada e trará benefícios para os pacientes de toda a região. “Quem sai ganhando é a população, que vai receber um atendimento ainda mais qualificado. A mudança é uma reivindicação antiga e está sendo concretizada depois de muito trabalho e luta”, destacou.