A acadêmica Andjilla Hara explica que o acompanhamento psicoterapêutico tem grande importância na recuperação
Neste ano, o curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, trabalhou com uma novidade: elaborou e executou um projeto para atender mulheres no pós-operatório bariátrico, com práticas psicoeducativas focadas na promoção de saúde e qualidade de vida.
O projeto da estagiária do 5º ano, Andjilla Hara, foi desenvolvido em parceria com o Instituto Nossa Senhora Aparecida (INSA). Por meio de orientação acadêmica e de levantamento de demanda do local de estágio, ela foi responsável pela construção de um projeto de intervenção que obteve bons resultados.
Em encontros frequentes com o grupo de mulheres, Andjilla atuou como mediadora das discussões sobre questões emocionais recorrentes no pós-operatório, que podem gerar insegurança e ansiedade. Ela afirma que o acompanhamento psicoterapêutico é indispensável nessa fase de recuperação.
“Muitas transformações corporais ocorrem nesse período e por isso o paciente requer atenção e cuidados integrais; diante disso, o grupo colabora para a conscientização dessas mudanças, não apenas físicas, no emagrecimento, mas também as emoções e percepções que surgem durante este período, como as restrições e outras dificuldades”, explica.
Os trabalhos de elaboração e desenvolvimento do projeto contaram com a orientação da professora Daiany Sgrinholi e supervisão das psicólogas Camila Caiado e Ana Paula Novak, do Serviço de Psicologia do INSA. Daiany ressalta que o objetivo foi “ampliar a consciência das participantes, num espaço psicoterapêutico próprio para compartilhar as experiências de cada uma das operadas”.
Para Andjilla, o conhecimento que obteve foi enriquecedor: “Todos os encontros do grupo foram muito produtivos. O projeto bem fundamentado e o empenho de todos os envolvidos – equipe do Instituto e de supervisão – foram essenciais para a concretização desse trabalho de cunho social importante”. Em especial, ela agradece a atenção das psicólogas, pelo suporte técnico que recebeu.
O curso de Psicologia realiza outros projetos de acompanhamento psicológico em parceria com outras entidades, como UOPECCAN, Centro Mãe Paranaense e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Umuarama e região, além de parcerias internas com outras áreas de formação, como o Centro de Estética e Cosmética, a Clínica de Nutrição e a UBS situada dentro da própria Unipar.