Psicólogos compõem turma de pós-graduação em Avaliação Psicológica

Publicado em 3 de Junho de 2019 às 14:00

Curso abordará diversos contextos, como assistência social, segurança pública, hospitalar, jurídico, organizacional e outros

Com grande demanda, a área da Psicologia teve diversas ofertas de cursos de especialização na Universidade Paranaense – Unipar. Em Cascavel, recentemente estreou mais uma turma de pós-graduação em Avaliação Psicológica, trazendo profissionais com atuação de anos na área.

A aula de abertura foi com a psicóloga Ivete Goinski Pellizzetti, que trouxe discussões sobre a avaliação psicológica no contexto educacional. Sua fala fez referência aos diferentes papéis do psicólogo no contexto escolar, trazendo princípios metodológicos do processo de avaliação psicopedagógica, práticas em avaliação de desempenho escolar e instrumentos de avaliação psicoeducacional. Adentrou também às questões éticas.

Outro módulo já realizado foi sobre fundamentos da avaliação psicológica, com Fabiano Koich Miguel. O profissional falou sobre avaliação psicológica: introdução, natureza, origem, ética e legislação – e psicometria: parâmetros psicométricos. Também apresentou estudo e análise da qualidade de instrumentos, métodos e técnicas de avaliação. Destacou ainda o sistema SATEPSI de avaliação dos testes psicológicos e sobre os aspectos técnicos e éticos na seleção e aplicação de testes e técnicas psicológicas.

Muitos outros conteúdos estão programados e prometem trazer discussões fundamentais na área de avaliação neuropsicológica, avaliação em concurso público, e nos contextos de assistência social, clínico, de segurança pública, hospitalar, jurídico, organizacional e para orientação profissional.

A proposta é gerar um espaço de debates, críticas e troca de conhecimento a partir de dados embasados ética e cientificamente, além de capacitar o profissional para elaborar processos de avaliação psicológica de forma coerente com os referenciais teóricos adotados. 

Ainda, busca consolidar a utilização adequada de instrumentos psicológicos que atendam aos requisitos do CFP (Conselho Federal de Psicologia) e expandir o número de pesquisas, artigos e demais publicações científicas que possam contribuir não apenas para a Psicologia enquanto ciência, mas também servir de material de apoio aos psicólogos envolvidos com a avaliação psicológica.