Autorização veio após convênio fechado entre a Unipar, os cursos de Tecnologia da Informação e a Abramti (Associação Brasileira de Melhoramentos em Tecnologia da Informação)
A partir deste ano, a Universidade Paranaense passará a aplicar a prova de Certificação Internacional em Qualidade de Software. A autorização veio após convênio firmado com a Associação Brasileira de Melhoramentos em Tecnologia da Informação – Abramti.
São sete certificações internacionais na área de testes e uma na área de requisitos de software que os profissionais poderão fazer nas Unidades da Unipar em Umuarama, Toledo e Cianorte.
“Essa demanda nos chegou por meio de ex-alunos do nosso curso. Constantemente eles relatavam a dificuldade em realizar a prova, que era aplicada somente em Maringá, Londrina, Curitiba e Dois Vizinhos”, conta o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unipar em Toledo, professor Fernando Botelho.
Ele diz que a Unipar se empenhou na obtenção dessa conquista para facilitar a vida dos que querem a certificação, mas, principalmente, para incentivar outros a buscá-la, pela importância desse documento.
“Estamos sempre sintonizados nas tendências de mercado, tanto em tecnologias quanto em metodologias de ensino e, por isso, sabemos o quanto é difícil recrutar e reter profissionais competentes, não só em nossa região, no Brasil... o mundo todo se depara com o problema!”.
A partir de agora, havendo demanda, a Unipar também ofertará qualificações para que os alunos possam fazer essa certificação e assim aplicá-la em suas empresas.
Os interessados em saber mais sobre a certificação devem acessar o site da Abramti [abramti.org.br], onde também poderão conferir o calendário de provas.
Destaque no currículo
Com esta novidade que a Unipar traz para Umuarama e os constantes investimentos nos cursos focados em tecnologias da informação, a Instituição espera atrair cada vez mais estudantes para esta área: “Assim, nossos cursos passam a colaborar para a formação de bons profissionais, já que o campo de trabalho, na esfera nacional e internacional, é muito promissor”, atesta o coordenador do curso de Sistemas de Informação em Umuarama, professor Elyssandro Pifer. Segundo ele, na área de TI uma certificação é “extremante relevante”: “Além do conhecimento técnico adquirido durante a busca pela certificação, existe o fator de destaque no currículo, se tornando um atrativo a mais para as empresas que buscam avaliações de qualidade de produtos e serviços”.