Na semana foram abordados diversos assuntos, como inteligência emocional, orientações sobre saúde, atividades físicas e como se portar fisicamente no ambiente de trabalho
Reunindo todos os seus colaboradores, a Universidade Paranaense, Unidade de Toledo, realizou a sua tradicional Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho). O evento abordou assuntos como inteligência emocional, orientações de saúde sexual e individual, atividades físicas e como se portar fisicamente no ambiente de trabalho.
Organizado pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), a Sipat teve como objetivo orientar os funcionários a prestar mais atenção em si mesmo, visando melhorar a qualidade de vida e a produtividade no ambiente de trabalho, com foco na prevenção de doenças como depressão, que é muito presente no cotidiano dos trabalhadores devido à má qualidade de vida.
O diretor da Unipar, professor Sérgio Ricardo Ferrazoli, abriu os trabalhos destacando a importância da Sipat para o crescimento da Instituição. Para deixar a semana bem animada, o primeiro dia começou com os colaboradores praticando exercícios físicos, sob a orientação do professor Robson Recalcatti, coordenador do curso de Educação Física. Segundo ele, a rotina de exercícios pode fortalecer a musculatura, prevenindo lesões causadas por movimentos repetitivos.
Em seguida, o assunto abordado foi IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), ministrado pelo médico Ramon Ribeiro. “É um tema que não deve ser negligenciado, pois pode causar transtorno, tanto na vida pessoal quanto no ambiente de trabalho”, afirma Ribeiro.
A programação continuou com o técnico em Segurança do Trabalho e militar do Corpo de Bombeiros, Diego Bombonatto. Ele falou sobre a importância do uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) na prevenção de acidentes corriqueiros.
Ergonomia no trabalho também foi um dos temas abordados, discorrido pela fisioterapeuta Daniele Klein, que enalteceu as consequências da má postura no local trabalho e sua aplicação correta. “Corrigir a postura enquanto trabalhamos pode evitar lesões a longo prazo, como a artrose da coluna vertebral”, alerta a profissional.
A Sipat terminou com a coach Etiane Neves falando sobre inteligência emocional. “As emoções são fundamentais para o rendimento de nossas atividades, pois se bem trabalhadas podem nos proporcionar automotivação frente aos obstáculos”, destacou. Ao final, todos se confraternizaram com um delicioso lanche.