O convidado foi o doutorando na área pela USP, Anderson Funai
Fóruns Pedagógico e do Egresso fazem parte da programação de eventos de todos os cursos de graduação da Universidade Paranaense – Unipar. Enfermagem, da Unidade de Francisco Beltrão, realizou o seu recentemente, com o intuito de discutir as variadas possibilidades de atuação na área, destacando as diferentes interfaces do curso.
Uma delas é a psiquiatria. Na abertura do evento, acadêmicos e professores puderam compreender e avaliar a saúde mental de universitários, por meio de uma reflexão proposta pelo professor Anderson Funai. Sua palestra incluiu abordagens sobre o tema Reforma Psiquiátrica, Reabilitação Psicossocial, alcoolismo e drogas
Funai é graduado em Enfermagem, mestre em Ciência pela Universidade de São Paulo e doutorando em Saúde Mental, também pela USP. Atualmente é colaborador da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, coordenador do Centro Regional de Referência para Formação em Políticas sobre Drogas e professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
De acordo com o palestrante, saúde mental tem sido uma discussão pertinente hoje em dia, por causa dos elevados índices de transtornos mentais e drogadição. “A necessidade de constante atualização e capacitação para atuar nesta área, tão crescente no País, e muitas vezes com déficit de recursos humanos habilitados para o manejo adequado dos casos, é grande, por isso é importante que o debate a respeito ganhe maiores dimensões nos cursos de Enfermagem”, colocou.
Fisiologia do aprendizado e os sentidos foi tema do segundo encontro, com a professora doutora Aedra Carla Bufalo Kawasaki. Ela ministrou palestra descontraída, demonstrando aos acadêmicos como o organismo se comporta no processo de aprendizagem e as incríveis facetas do sistema nervoso central. Também deu dicas importantes de como melhorar e tornar o aprendizado prazeroso.
Uma festa junina encerrou o evento, em clima de confraternização. Professores e acadêmicos marcaram presença no evento, muitos trajados a caráter. Música animada, decoração colorida e comidas típicas garantiram momentos de muito entrosamento entre todos.
“Acreditamos que eventos como esse são de extrema importância para a formação acadêmica, pois possibilitam novos conhecimentos e vivência em áreas diferentes, bem como integram e proporcionam lazer para nossos alunos, uma vez que se faz necessário educar, ensinar, orientar, acolher... tudo isso faz com que o nosso aluno sinta-se realizado no seu processo de formação”, destaca a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Lediana Dalla Costa.