Recepção acadêmica: Atividades integram calouros e veteranos de Análise de Sistemas

Publicado em 20 de Março de 2020 às 16:00

Tour pela Universidade e laboratórios, dinâmica de grupo, análise de perfil e habilidades e troca de experiência com ex-alunos e profissionais fizeram parte da programação

Como já é de praxe, todo início de ano letivo os cursos da Universidade Paranaense – Unipar promovem atividades acadêmicas para recepcionar seus alunos. No curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unidade de Toledo não foi diferente. Durante uma semana, calouros e veteranos participaram de eventos promovidos pela coordenação da graduação.

As atividades começaram na segunda-feira, no anfiteatro da Instituição, onde as turmas de todos os cursos foram recepcionadas pelo diretor da Unipar, professor Ricardo Ferrazoli. Em seguida, os calouros fizeram um tour pela Universidade, conhecendo sua estrutura, os laboratórios do curso e os professores que ficarão com eles durante o ano letivo.

No dia seguinte, os alunos participaram de uma dinâmica chamada Desafio de Lógica, organizada pelos professores. Na quarta-feira, a coordenação convidou seis profissionais da cidade, entre eles ex-alunos, para compartilhar com as turmas suas experiências de carreira, dicas de sucesso e o que cada um faz em sua área de atuação.

O primeiro foi Adler Junior Campagnolo, ex-aluno da turma de 2019, que trabalha na Germantech Sistemas. Ele falou sobre suporte ao usuário e a migração para o setor de Desenvolvimento. Em seguida, egresso da turma de 2013, Anderson Augusto Bosing falou do seu trabalho como desenvolvedor de software java/Delphi/Android na na empresa Junsoft Sistemas.

Os outros quatro foram: Alan Lira, da DB1 Global Software; Rafael Lorenz, que atura no setor de Automação de Testes na Maxicon Sistemas; Rafael Pereira, também da Maxicon Sistemas; e Rui Rossi dos Santos, que já foi professor do curso da Unipar e atualmente trabalha na Prati Donaduzzi como supervisor de Planejamento e PMO.

A semana continuou com os professores fazendo uma análise de perfil e busca de habilidades e competências dos alunos para vagas abertas no mercado de trabalho. O último dia foi de atividades recreativas, promovidas em parceria com o curso de Educação física.

Ao final, todos os alunos e professores se deliciaram em uma confraternização com pizza.

“Além de propiciar a integração entre as turmas, essas atividades são uma forma de criar conexão com o mercado, incentivando nosso aluno a se dedicar ao curso e a ser um profissional preparado e lhe mostrando algumas das oportunidades que ele pode ter na área que escolheu”, afirma o coordenador do curso, professor Fernando Botelho.