Grupos encenaram casos de partilha de herança, negligência com idoso, separação e guarda, entre outros
Role Play, uma aula diferenciada que provocou vivência criativa aos estudantes do curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar/Cascavel. A atividade foi proposta na disciplina de Intervenções em Psicologia, ministrada à turma do 4º ano, pela professora Juliana Klein.
O conteúdo em pauta foi a atuação do psicólogo na mediação de conflitos. A docente propôs a explanação teórica do conteúdo, que possibilitou aos alunos o contato com leis e normativas que regulam a atuação neste tipo de questão.
Na sequência, atuaram no role play, apresentando temáticas como herança, negligência com idoso, separação e guarda, entre outros.
A atividade teve o intuito de ampliar o conhecimento teórico e exercitar a prática profissional. Os alunos foram instigados a criar e a encenar situações de conflitos, sendo que um deles exercia o papel de mediador, aplicando os instrumentos da psicologia na mediação.
Os estudantes aprenderam e se divertiram. “A atividade de role play é muito interessante. Conseguimos identificar dúvidas que só com a teoria não percebemos. Nos organizamos e criamos uma situação de conflito, em que três eram os mediados e um era o mediador, e foi uma experiência valiosa, até pela interação gerada com os colegas, além de uma aula descontraída”, disse a estudante Gabriela Winiarski.