SAJUG - UNIPAR de Umuarama atua em Processos Administrativos de Sindicância na Penitenciária de Cruzeiro do Oeste

Publicado em 25 de Junho de 2024 às 11:13

O projeto de extensão Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (SAJUG), do curso de Direito da Universidade Paranaense (Unipar) de Umuarama, estabeleceu há vários anos parceria com a Penitenciária de Cruzeiro do Oeste - PECO para atuar nos processos administrativos disciplinares dos detentos, por meio de seus advogados, Elaine Cristina Bessão Nakamura, Maurício Segawa e Fernanda Garcia Velasquez. Apenas nos primeiros quatro meses de 2024, foram atendidos 173 processos administrativos disciplinares.

Antes deste apoio jurídico, somente a Defensoria Pública realizava o atendimento na PECO. Devido à grande demanda, foi solicitada a cooperação do SAJUG para agilizar os trâmites dos processos. A assistência é realizada em sistema de rodízio: em um mês, o SAJUG oferece apoio, enquanto no mês seguinte é a vez da Defensoria.

A professora coordenadora do projeto, Professora Fernanda Garcia Velasquez, enfatizou a importância desse serviço para a sociedade. “Lá atuamos com os processos de oitivas da sindicância. É um ato advocatício muito importante para o aluno e também para nós, uma vez que toda a comunidade do sistema penitenciário nos reconhece e à UNIPAR”, inclusive, no Primeiro Encontro Nacional de Segurança Penitenciária – SENAPPEN, que reuniu gestores de segurança prisional de todo país, a UNIPAR foi referenciada honrosamente.

Sobre o SAJUG

O SAJUG é um projeto de extensão universitária vinculado ao curso de direito e está presente em Umuarama (PR) desde 1987. Funciona como um escritório escola de advocacia, oferecendo estágio para os alunos e atendendo a comunidade carente em diversas áreas do direito. Entre os serviços prestados estão ações judiciais como união estável, divórcio, partilhas de bens, judicialização da saúde para acesso a medicamentos de alto custo, negativa de paternidade, pensão alimentícia, entre outros.

Informações sobre a foto de destaque: da esquerda para a direita: Sandro Marcos Barriquelo (Diretor da PECO), Fernanda Garcia Velasquez (Coordenadora Geral do SAJUG), Elaine Cristina Bessão Nakamura (Advogada), Danilo Soutier Almada Fernandes (Secretário Geral da PECO).

Última atualização em 25 de Junho de 2024 às 11:21