Ações preventivas fazem parte do processo de formação dos futuros profissionais; novo investimento valoriza ainda mais o estágio
Dentre os vários campos de estágios ofertados pelo curso de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar aos seus alunos, um dos principais cenários é o atendimento direto dos alunos assistidos pela APAE de Francisco Beltrão. Desde 2015 o projeto funciona de forma permanente nas dependências da entidade.
Acadêmicos do quarto ano, supervisionados permanentemente por um responsável técnico odontólogo vinculado ao curso de Odontologia, fazem os atendimentos, com procedimentos curativos e de prevenção. O projeto faz parte do processo de formação dos futuros cirurgiões-dentistas e se consolida como uma importante oportunidade de relacionamento entre a teoria e a prática clínica.
De acordo com o professor Fabrício Paganini, coordenador do curso de Odontologia, o estágio permite aos acadêmicos a experiência de sair de sua zona de conforto na universidade e ir a campo, aprendendo a lidar com o medo e o desconhecido, e assim despertar o interesse para atender pacientes de perfil que não estão habituados, como portadores de déficit intelectual, síndromes de down, autismo e paralisia cerebral.
Além dos procedimentos odontológicos básicos, como restaurações, raspagem periodontal e extrações, os acadêmicos repassam orientação em atividades de escovação de dentes supervisionada e realizam campanhas de orientação e prevenção junto às famílias dos mais de 200 alunos assistidos pela APAE. “O objetivo maior de todo este trabalho conjunto é promover saúde bucal, valorizando a prevenção com bons hábitos de higiene oral”, afirma o coordenador.
Atendimento diferenciado
Os acadêmicos de Odontologia da Unipar participaram recentemente da Semana Nacional do Paciente com Deficiência Intelectual, que ocorre anualmente na APAE. Eles ministraram palestras e uma mesa-redonda com os pais e alunos para esclarecimento de dúvidas, avaliar pacientes e agendar procedimentos. Também discutiram temas como alimentação saudável, características e manifestações em cavidade bucal do paciente com necessidade especial e ensinaram técnicas de escovação, do uso do fio dental e de cuidados com as próteses dentárias.
Diferencial da Unipar
O estágio profissional na APAE com certeza é um diferencial que a Unipar proporciona na formação dos acadêmicos e futuros profissionais, permitindo reter melhor o conhecimento e vivenciar a realidade de uma das áreas de atuação da profissão escolhida. Toda a experiência adquirida durante o programa beneficia não somente o acadêmico, que evolui inclusive pessoalmente aprendendo com o relacionamento e aplicação novas técnicas de manejo, mas principalmente os alunos e pais seus pais, que por muitas vezes têm dificuldade de manter os cuidados, pois o acesso ao dentista fica restrito devido sua condição mental e/ou financeira.