Saúde: Cascavel lança pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares

Publicado em 18 de Março de 2021 às 09:00

Aulas incluem aromaterapia, auriculoterapia, cromoterapia, cuidados paliativos, medicina ayurveda, musicoterapia, reflexologia, reiki, ventosaterapia e mais

Profissionais da área da saúde têm um novo campo de atuação reconhecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) – as práticas integrativas e complementares. Com essa adesão, cresce exponencialmente o número de profissionais que poderão incluir as técnicas nos protocolos de tratamento.

Sempre atenta às demandas sociais, trazendo inovação e aperfeiçoamento, a Universidade Paranaense – Unipar lança para 2021 a pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet, em www.unipar.br.

A especialização foi planejada com o intuito de proporcionar conhecimentos que contribuam para a tomada de decisão dos profissionais que fundamentam a sua prática na prevenção e na indicação de terapêuticas adequadas. Também busca estimular os profissionais a mobilizar os conhecimentos adquiridos para a sua prática clínica, melhorando a qualidade das terapêuticas prestadas.

A habilitação profissional para a atuação em diversos campos das práticas integrativas e complementares é uma das premissas, além da capacitação para planejar, organizar serviços e atuação multidisciplinar na área das PICS.

O curso ainda visa a promover a formação de um olhar holístico, ao paciente/cliente durante os atendimentos, e habilitar para o uso correto de produtos e equipamentos utilizados nos procedimentos terapêuticos.

Para atender todos os propósitos, a pós-graduação criou uma matriz curricular diferenciada, trazendo disciplinas de Aromaterapia aplicada às práticas complementares; Auriculoterapia; Cristalterapia e cromoterapia; Cuidados paliativos: abordagem multidisciplinar; Fundamentos da aromaterapia; Gestão e empreendedorismo nas práticas integrativas e complementares.

E, ainda: Imposição de mãos; Introdução à medicina tradicional chinesa; Massagem bioenergética; Medicina ayurveda; Musicoterapia; Neuroanatomofisiologia aplicada; Noções em fitoterapia; Práticas humanizadas para gestantes e shantala; Práticas integrativas e complementares aplicadas ao SUS; Reflexologia chinesa; Reiki; Relações humanas em contextos de saúde; Técnicas de relaxamento; Ventosaterapia e moxabustão; e Terapia Floral.

O curso está previsto para iniciar em abril, em regime quinzenal, às sextas-feiras, das 19h às 23h, e aos sábados, das 7h30 às 13h30, sob a coordenação das professoras Daisy Rodrigues e Luana Tedesco. Mais informações sobre investimentos, descontos e corpo docente podem ser obtidas na página da internet ou pelo telefone (45) 3321-1300.