Esse é um dos mais importantes projetos da Unipar voltados à comunidade; atendimentos já estão acontecendo, de forma segura
Em virtude da pandemia pelo coronavírus, os serviços presenciais ofertados pela Universidade Paranaense – Unipar à comunidade foram suspensos em março, na Unidade de Cascavel. Assim que o retorno das práticas no ensino superior, de forma gradativa, foi autorizado pelo poder público, os cursos reiniciaram seus estágios e os atendimentos. Um deles foi o de Psicologia.
Com as vagas concorridas, os atendimentos em saúde mental acontecem de segunda a sábado, no CPA (Centro de Psicologia Aplicada) da Unipar, que conta com uma equipe qualificada, liderada por psicólogas (responsáveis técnicas), professores (coordenadores de estágio) e a coordenadora do curso, professora Juliana Klein.
Em Cascavel, o Serviço-Escola de Psicologia da Unipar foi criado em 1999, para o desenvolvimento da prática dos estágios obrigatórios e atividades de extensão universitária. Ao todo, eram aproximadamente três mil atendimentos por ano.
Mas as ações para a comunidade do curso de Psicologia extrapolam os muros da Unipar, com os estágios contemplando a rede pública do município: Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança Pública, além de organizações de sociedade civil e o setor privado, em empresas de variados âmbitos.
Neste período de pandemia, levando em consideração a compreensão do papel ético e a missão social da Psicologia com a comunidade, e em decorrência das dificuldades econômicas que grande parte da população está tendo, não está sendo cobrada a taxa de atendimento [valores simbólicos revertidos para o projeto].
Atendimento seguro
As RT’s do CPA da Unipar, Ana Paula Gargantini (CRP 08/22313), Dyeniffer Parisoto (CRP 08/27407) e Mayara da Silva (CRP 08/22577) dizem que todos da equipe, pacientes e acompanhantes seguem regras rígidas de higienização e outros cuidados para evitar contágio. Isso começa já na entrada da Universidade, que conta com tapete sanitizante para limpeza dos calçados, equipamento moderno para a aferição da temperatura corporal dos atendidos e álcool gel para fricção das mãos.
Também marcações que garantem distanciamento das pessoas fazem parte do rol de medidas preventivas, dentro do CPA.
“Considerando o papel da Psicologia em situações de emergência, o compromisso social com a promoção da saúde das pessoas e coletividades, pensando ainda os possíveis impactos psicossociais sobre a saúde mental da população, o CPA organizou-se de forma a adaptar os espaços utilizados para desenvolver um trabalho seguro e, como sempre, eficiente”, explicam as RT’s.
“A utilização de máscara é obrigatória durante toda a permanência na Universidade, assim como o distanciamento é respeitado. Os consultórios são higienizados antes e após o uso, bem como é realizado a sanitização de todo o serviço-escola. Os atendimentos estão acontecendo com as janelas abertas e está ocorrendo um revezamento dos consultórios, que possibilita uma hora de intervalo para ventilação”, relatam as psicólogas, que também foram responsáveis por capacitarem os acadêmicos para o retorno seguro das práticas de estágio.
Serviço
Interessados em atendimento no CPA devem entrar em contato pelo telefone (45) 3321-1300 ou pelo e-mail cpa-cas@unipar.br para agendar horário.