Saúde Mental: Enfermagem promove na Unidade ações de conscientização

Publicado em 23 de Julho de 2019 às 16:00

Em roda de conversa, profissionais de saúde da Unipar trataram sobre o tema com os estudantes

Os estudantes do 5º ano de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, que realizam estágio no PAAE (Pronto Atendimento Ambulatorial de Enfermagem), realizaram ação e roda de conversa na Universidade para conscientizar sobre a saúde mental e emocional dos acadêmicos.

Acompanhados da responsável técnica do PAAE, Paloma Thainá dos Santos, os alunos passaram pelos corredores e salas vestidos de preto, cobertos da cabeça aos pés e com máscaras de olhares entristecidos. Nas roupas estavam expressões como: falta de interesse, baixa autoestima, falta de concentração, pensamentos negativos, tristeza prolongada e choro frequente.

A ação também contou com uma roda de conversa para tratar sobre o tema com as profissionais da saúde da Unipar, Roberta Barbosa, Janaína Cabral Vendrusculo e Marileisa Barbosa. Além disso, na entrada da Unipar, foram distribuídas frases motivacionais e abraços aos acadêmicos.

A coordenadora do curso, professora Daniele Garcia, destacou a importância da iniciativa. “Quando a saúde mental não vai bem, qualquer frustração é motivo para desistir. Então, cabe a nós profissionais da saúde trabalhar com ações de promoção da saúde e bem-estar da comunidade acadêmica”.