Momento reuniu autoridades locais e apresentou detalhes do funcionamento da ferramenta de telessaúde
Nesta terça-feira (04), na sede da Unipar, um recurso inovador que promete revolucionar o atendimento médico primário, além do acesso a médicos especialistas, foi lançado pela Universidade Paranaense – Unipar, em parceria com a Prefeitura Municipal de Umuarama, por meio da Secretaria de Saúde.
O aplicativo ‘Saúde na Palma da Mão’ é gratuito e já entra em funcionamento na segunda-feira (10/04), permitindo que a população se cadastre e realize consultas on-line (via celular ou computador). Depois de um estudo aprofundado, testes e análises, todos os detalhes foram apresentados pelo diretor do Joy Medical Group e desenvolvedor de tecnologias, Tiago L. Mariano.
O projeto começa pela Unidade Básica Centro de Saúde Escola, localizada dentro da Unipar sede, mas, futuramente, o objetivo é que toda a população seja contemplada com o uso da ferramenta. A expectativa é que as filas nas UBS sejam reduzidas, desafogando os atendimentos.
“Nosso objetivo foi desenvolver um serviço simples objetivo, para que toda a população, independente da faixa etária ou grau de instrução, consiga usar sem dificuldades”, explicou Tiago. O aplicativo conta com reconhecimento facial, é integrado ao SUS, permite o envio de receitas, atestados e prontuário. Dez tipos de exames físicos ainda podem ser monitorados por um aparelho (que ficará na UBS), com tecnologia de última geração, para transmissão das informações ao médico.
INICIATIVA
No lançamento da plataforma, que contou com a presença do prefeito Hermes Pimentel, secretários municipais, vereadores e lideranças locais, o anfitrião, reitor da Unipar, Dr. Carlos Eduardo Garcia, destacou o quanto a tecnologia pode ser usada a favor de todos – fato que foi percebido claramente na pandemia – com soluções que, se bem aproveitadas, quebram barreiras e permitem crescimento e desenvolvimento para toda uma população.
Em seu discurso, o secretário de Saúde, Herison Lima, lembrou que essa proposta arrojada e transformadora foi apresentada pelo diretor executivo de Assuntos Comunitários da Unipar, Dr. Cássio Eugênio Garcia, que foi visionário neste contexto. “Fico muito feliz que as nossas conversas tenham fluído tão rápido e sido convertidas em benefício para a saúde do povo de Umuarama”, enfatizou o secretário.
O prefeito Hermes Pimentel vê na iniciativa um avanço para melhorar os serviços públicos de saúde.
Última atualização em 5 de Abril de 2023 às 11:00