Durante campanha, diferenciais da Unipar são ressaltados, assim como o encanto da vida universitária
Com a tradição de quase cinco décadas atuando no ensino superior, a Universidade Paranaense está em campanha com o módulo II do seu processo seletivo. Com prazo de inscrição que vai até 29 de novembro, esta é a segunda chance que a Unipar oferece aos estudantes que querem ingressar já no ensino superior e que por algum motivo não puderam concorrer no módulo I.
No módulo II, o aluno faz somente a prova de redação [agendada para o dia 05/12, das 19h30 às 21h], em todas as Unidades Universitárias da Unipar, para concorrer às vagas remanescentes do módulo I. Mais informações e inscrições neste site.
O candidato pode concorrer também com a nota do Enem, desde que esta seja igual ou superior a 450 pontos na média [neste caso, ele não precisa fazer a prova de redação da Unipar, mas terá que fazer a inscrição para concorrer].
O leque de cursos, nas opções presencial e semipresencial, continua bem diversificado: são mais de cem, nas sete Unidades. Vão das áreas tradicionais às tecnológicas [cursos mais curtos e mais focados às demandas regionais].
A campanha publicitária estimula o jovem a estudar, conforme pede o momento de crise econômica, que faz com que as pessoas priorizem os estudos para ter uma profissão e, assim, conseguir espaço no mercado de trabalho.
“Com o mundo em constante transformação e o mercado de trabalho bastante concorrido, o melhor a fazer para enfrentar esses desafios é estudar; sempre foi e sempre será”, diz o Reitor Carlos Eduardo Garcia. Para ele, o Brasil precisa disso: “Temos potencial, mas precisamos de gente qualificada para a concretização dos nossos projetos de crescimento econômico e cultural”.
Segundo pesquisas, a grande maioria dos jovens brasileiros deseja obter um diploma universitário, porque acredita que isso representa mais e melhores oportunidades de emprego [os postos de trabalho encolheram para os que têm menos instrução]. Mas o número de ingressante nesse nível ainda é baixo.
“Embora haja reconhecimento do valor do ensino superior, o percentual de jovens de 18 a 24 anos com acesso a ele é bem inferior aos verificados em países vizinhos, como Argentina, Chile e Uruguai”, atenta o Reitor, destacando que a Unipar trabalha sintonizada com o Plano Nacional de Educação para ajudar a acelerar esse crescimento. “E temos que acelerar mesmo, para sermos um país competitivo e sustentável”, exclama.
Diferenciais da Unipar
Além da forte tradição em ensino superior, a Unipar possui bons conceitos em avaliações do Ministério da Educação, gestores comprometidos com o desenvolvimento da Instituição, corpo docente qualificado, constituído, em sua maioria, por mestres e doutores, e estrutura física e laboratorial moderna, que permite eficácia nas aulas práticas e atividades de estágio.
Engenharia em alta
No rol dos seus cursos de graduação, a Unipar oferece nove opções: Ambiental, Agronômica, Civil, da Computação, de Software, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica e Química, no semipresencial; no presencial são três: Agronômica, Civil e Mecânica.
Odontologia e Veterinária
Para atender melhor a demanda de candidatos por estes cursos a Unipar disponibiliza a opção integral e a noturna, em Umuarama. A graduação também é oferecida em Cascavel e Francisco Beltrão [em período integral].