Semana Acadêmica celebra 30 anos de odontologia em Umuarama

Publicado em 23 de Agosto de 2024 às 14:05

Acadêmicos participaram de diversas apresentações de trabalhos científicos, painéis, debates e palestras

O curso de odontologia da Universidade Paranaense (Unipar) celebra seus 30 anos de fundação com a “Semana Acadêmica do curso de Odontologia”. O evento teve início no dia 19 e se encerra no dia 24 com um jantar em comemoração ao aniversário da graduação.

No primeiro dia, a “Jornada Acadêmica e o Fórum Pedagógico” foram abertos com o tradicional Show de Talentos. Alunos, funcionários, professores e familiares demonstraram habilidades artísticas e de entretenimento.

A coordenadora do curso, Veruska de João Malheiros Pfau, destacou a importância do primeiro dia para os alunos concluintes. “É um momento para se prepararem para a formatura, convidarem os pais para a solenidade de passar o jaleco e tomarem decisões importantes, como a escolha do paraninfo e do patrono”, explicou.

Na quarta-feira (22), o Centro Cultural Vera Schubert sediou o “Fórum de Egressos e Pedagógicos”. Ex-alunos compartilharam suas experiências acadêmicas e profissionais. Alexandre César Rodrigues da Silva, do Pró-Magíster, abordou o currículo pedagógico moderno da graduação.

A aluna do segundo ano, Vitoria Garces, comenta que “esse evento é muito importante porque abre novos caminhos, traz novos conhecimentos para ampliar nossos debates e, também, aplicá-los na prática”.

Mostras científicas em destaque

Na noite de quinta (23), acadêmicos do curso participaram de apresentação de trabalhos científicos com painéis e apresentações orais no pátio das colunas da Unipar Sede e salas de aulas. Foram mais de 30 mostras com temas diversos como laserterapia na odontologia, diagnóstico, radiologia, cirurgia, bruxismo, atendimento a pacientes diabéticos e outros.

Aluno Ricardo Marques Barroso do último ano de odontologia, apresentou o trabalho "Regressões de Lesões Endopéricas”, um relato de caso. Para ele, o painel é essencial para a carreira profissional. “Apresentar esses trabalhos é de extrema importância porque é algo que trabalhamos no nosso cotidiano. Vários pacientes podem ter esse diagnóstico e é essencial fazer a avaliação de forma correta para esse tratamento mais complexo”, pontua.

A professora Vanessa Rodrigues, participou da banca de trabalhos do evento colabora para a construção profissional dos alunos. “A importância desses trabalhos não é só para a vida acadêmica dos nossos alunos, mas também para a vida clínica. Tudo o que eles aprendem aqui conseguem jogar isso na vida clínica e se tornar um profissional diferenciado”.

Na sexta (23), a programação segue com o “Jogos da Odonto”, momento em que os acadêmicos participam de confraternização e competições entre eles. No dia seguinte, a “Semana Acadêmica do curso de Odontologia” se encerra com um jantar para alunos, professores e convidados para comemorar os 30 anos do curso.

Última atualização em 23 de Agosto de 2024 às 17:46