Evento abordou sobre gestão, desempenho das construções, NRs, rotina de um escritório, impermeabilização, ferramenta Bim e muito mais
Palestras, oficinas, visitas técnicas e o tradicional concurso Charrete fizeram parte da programação da Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel.
Tema sugestivo foi abordado na noite de abertura. De Brasília, foi convidado o arquiteto Ricardo Meira, para falar sobre ‘Como não falir seu escritório’, compartilhando experiências de quase duas décadas de atuação no mercado.
“Quero desmistificar o terror que envolve a gestão de escritórios, trazendo minha história pessoal de fracassos e sucessos. A partir dos fracassos que eu construí o conteúdo que leciono hoje. O aluno se prepara para ser um profissional liberal, o que exige conhecimento além da parte técnica; não basta ser um bom projetista, tem que ser um bom empresário”, afirma Meira.
A semana agregou conhecimentos em áreas específicas, trazendo vários convidados. ‘Desempenho das construções à luz da NBR 15575’ foi o tema abordado pela Dra. Edna Possan, ‘Paisagismo & Carreira’ foi assunto do arquiteto Douglas Likoski e do coach Bruno Rodrigues.
Teve, ainda, discussões sobre ‘Concreto de alta resistência e sustentabilidade’, com a engenheira Carolina Londero, ‘Talk: Rotina de um escritório de arquitetura’, com a arquiteta Regiane de Castro, ‘Energias renováveis no saneamento - Biogás’, com o engenheiro Danielison Pinto, e ‘Importância das NR-6, NR-18 e NR-35 e uso de equipamentos de segurança’, com a equipe da Ativa EPI’s.
Outras pautas marcaram a programação, como ‘Talk: como se destacar num mercado tão competitivo’, com o arquiteto Ricardo Ceola, ‘Soluções para impermeabilização’, ministrado pelo engenheiro Leandro Specia, e ‘Aplicação da ferramenta Bim’, com o engenheiro Thalmus Fenato.
Com origem na França, no século XIX, o concurso de arquitetura, nomeado Charrete, mais uma vez foi realizado na Unipar. A edição de 2019 desafiou os acadêmicos a projetar um Aeroporto Regional, no terreno onde de fato será o futuro aeroporto regional. Dando subsídio para a elaboração do projeto, o presidente da ACIC, engenheiro Edson Vasconcelos, palestrou sobre a importância do Aeroporto regional para Cascavel e região.
Reunidos em grupos, na própria Universidade, os alunos trabalharam durante toda a madrugada. Conforme explica a coordenadora da Arquitetura, professora Deborah Paciornik, o objetivo é desenvolver a capacidade de trabalhar sob pressão, de entregar projetos com prazo curto, estabelecer a integração entre os profissionais da arquitetura e engenharia, incentivar o trabalho em equipe e agregar conhecimento de temas atuais e reais de projetos da cidade e região.