Usado nas unidades de urgência e emergência de Cascavel, protocolo faz classificação de risco e estabelece prioridade para atendimento de pacientes
Atividades científicas, reflexivas e culturais envolveram a Semana Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense - Unipar, realizada na Unidade de Cascavel. Palestras, minicursos e Feira Tecnológica foram planejados com o intuito de aprofundar temas específicos da atuação profissional. Um dos destaques foi apresentado pelos enfermeiros Jaine Tagliari e Francis Dalan, abordando o Protocolo de Manchester e time de resposta rápida.
Conforme Jaine, a ideia foi falar de classificações de risco, em especial Manchester, que é um dos protocolos usados no Brasil para triagem nas unidades de urgência e emergência. A enfermeira destacou como funciona, como é apresentado, quem pode fazer a classificação e como é feita.
“O encontro de hoje foi preparado para que todos possam entender como é feita uma triagem com evidência científica, trazendo para a realidade de atendimento das unidades de Cascavel, para classificação de risco”, disse a coordenadora de UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
A enfermeira sinaliza, ainda, que qualquer protocolo de classificação de risco é importante para o conhecimento do profissional de saúde, porque quando aplicado à urgência e emergência faz com que as pessoas tenham atendimento priorizado. “A demanda de atendimentos em pronto socorro é muito alta e é preciso saber priorizar”, lembra.
A programação contou com outra palestra especial, intitulada Game over – a tecnologia e a ética profissional. O assunto foi proferido pela enfermeira Jane Krause. Na semana, tiveram também os minicursos: assistência de enfermagem ao paciente em internamento domiciliar, por Vanessa Toscan; Emergências toxicologias, por Camila Ribeiro; Instrumentação cirúrgica, por Juliane nunes; e Doenças exantemáticas, por Elizabete Naji.
Na linha de minicursos, os acadêmicos puderam aprofundar conhecimentos em diversos outros contextos de atuação, como Tecnologias na detecção de IST’s, com Josana Horvath; Emergências obstétricas, com Ângela Graeff; Hemoterapia e exames hematológicos, com Ligia Simomura; e Apoio matriarcal: empoderamento do enfermeiro no cuidado para além do ambiente hospitalar, com Terezinha Campos.
Além de explorar o vasto campo de atuação profissional, com uma abordagem motivacional, a Semana recebeu o professor Itamar Ribeiro, que falou sobre atitudes vencedoras e sucesso. O palestrante ressaltou a importância do equilíbrio espiritual, do apoio da família, de aprender a gostar do que faz e de saber cuidar do dinheiro. Focou, ainda, as diferenças entre poupar, investir e aplicar.