Com eixo temático ‘Competências pedagógicas e socioemocionais no coletivo digital e na educação’, palestras e oficinas, on-line, provocaram reflexão e troca de conhecimentos
A pandemia provocou mudanças em toda a sociedade e com a educação não foi diferente. As salas de aula deram lugar ao computador e os professores precisaram, de um dia para o outro, lidar com essa nova realidade.
A 28ª Semana de Estudos Pedagógicos e o 18º Encontro de Pedagogos do Noroeste do Paraná, realizados pelo curso de Pedagogia da Universidade Paranaense, em Umuarama [de 3 a 9/11], lançaram um olhar especial para os desafios que os professores enfrentam neste ano.
“A pedagogia trabalha com o ser humano, conduz o outro ao saber e, por isso, temos que ‘empoderar’ as pessoas para que busquem a sua força”, assegura a coordenadora do curso de Pedagogia da Unipar, professora Maria do Carmo de Oliveira Nogueira.
Segundo ela, o webinar foi uma excelente oportunidade para que os pedagogos e os acadêmicos pudessem se aprofundar em temas que estão cada vez mais em alta, como o uso da tecnologia no ensino escolar. Foram oferecidas seis palestras e três oficinas, em cinco noites.
Durante o evento, os participantes puderam se capacitar sobre o uso de novas ferramentas educacionais, discutir as principais mudanças e analisar os avanços provocados com o uso da tecnologia, tudo no formato digital e on-line.
O bem-estar do professor foi um dos temas de destaque: “Nos últimos meses, com todas essas demandas, sabemos que o professor enfrenta, em muitos casos, um mal-estar que pode evoluir para Síndrome de Burnout e, por isso, a importância de discutirmos esse assunto”, justifica a coordenadora.
Também foram abordados autoestudo, diversidade e minorias, Uma oficina sobre storytelling no ensino híbrido [capacidade de contar histórias de maneira relevante] disseminou ensinamentos importantes para a utilização desse método nas salas de aula.