Esse foi um dos temas do evento, que discursou também sobre Potencial do Python, Protótipos navegáveis no Figma, e mais
Com uma ampla programação, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas realizou a Semana Acadêmica 2023. Palestra e oficinas demonstraram o cenário atual. Foram temas: O Potencial do Python: VsCode e Python 3; Protótipos navegáveis no Figma: Web ou desktop; Go Dev: Descobrindo o Mundo do Go.
Um dos destaques foi a experiência compartilhada por mulheres na carreira de TI. Participaram a analista de negócios (DOC Tecnologia) Beatriz Skowronski, a engenheira de qualidade (Ambev Tech) Marina Santos, e a supervisora de desenvolvimento (Aliare) Bruna Daniara.
Segundo Beatriz, a TI é um universo mais masculino, e houve um aumento desse perfil de 2015 para cá. Em sua fala, mostrou sua trajetória, o que viu nas empresas em que passou, dificuldades e o que se tornou difícil por ser mulher.
“A intenção é empoderar as meninas, porque não é um caminho fácil, e conscientizar os meninos a serem antimachistas e mais receptivos. Quero falar sobre a diversidade e o quão isso é impactante em números e importante para o crescimento de carreira em soft skills e hard skills”, frisa Marina.
Já Bruna, compartilhou sua experiência de mais de 11 anos na área de TI, enfatizando a atuação da mulher nos times.
Neste semestre, o curso também realizou o Fórum Pedagógico, com o tema: Estruturas de Times e Carreira de Software, com Djonathan Barros, arquiteto de software na CI&T.