Evento somou noites de palestra, trabalhos científicos e visitas técnicas; foco foi relacionar empresas e tecnologia
Evento diferenciado com tema em comum - Tendências e desafios nas organizações. Assim foi a Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar. O foco foi relacionar empresas e tecnologia.
A programação incluiu palestra, visitas técnicas a empresas de Cascavel e da região e apresentação de trabalhos científicos. A abertura teve um convidado especial, o egresso da Unipar, administrador Marcelo Jacobowski, que falou sobre ‘O atual cenário de mercado e as tendências e desafios para a indústria’.
O profissional, que é mestre em desenvolvimento regional, falou sobre competitividade e como o fator tecnológico vem afetando as indústrias e o mercado profissional. Ainda, frisou características profissionais que o mercado exige e quais são os desafios que os formandos irão enfrentar, principalmente em relação à indústria e à tecnologia. Também reforçou a importância do gerenciamento de informação, como diferencial competitivo, e do gerenciamento de custos, para se manter competitivo nesse mercado.
Segundo a coordenadora do curso de Administração, professora Adriane Uecker, a ideia da semana integrada é proporcionar aos alunos uma visão do todo, inclusive relacionando uma área com a outra e a sua própria atuação e complementação entre as áreas. “Nas empresas que visitamos podemos entender claramente a ligação entre gestão e tecnologia. Uma área não vive sem a outra”, afirma.
Durante a semana, os estudante tiveram a oportunidade de conhecer empresas que são referência no mercado, como a Seta Digital, que desenvolve sistemas para o varejo calçadista, e a Sapati - laboratório (loja de calçados), que trabalha com o varejo de calçados. “Os alunos se depararam com uma empresa moderna e totalmente tecnológica, que conta com espaços diferenciados para os seus colaboradores, como salas de jogos e descanso”, observou.
Outro local visitado foi a FM Pneus - indústria de recapagem de pneus, instalada na cidade de Toledo. “Nesse local, os alunos também puderam visualizar como a tecnologia ajuda nos processos e como as grandes empresas/indústrias estão se adequando ao mundo tecnológico”, conta.
Acompanhados pela professora Adriane e pelos professores Angelo Sucolotti e Jony Wischneski e Ariane dos Santos, cerca de 50 alunos participaram das visitas, cumprindo o objetivo de relacionar teoria e prática e, principalmente, a visão sistêmica nas organizações, integrando as áreas.
A docente sinaliza que, para os acadêmicos, esse contato é de extrema relevância: “Em sala de aula gostamos de usar exemplos de empresas e eles gostam quando apresentamos empresas próximas deles, da realidade deles”.