Palestras e oficinas reuniram o corpo docente da Unipar para ampliação de conhecimentos e reflexões
A Universidade Paranaense já está pronta para receber seus alunos para este ano letivo, que começa na segunda-feira, 10. Durante as férias, salas, pátios, laboratórios e outros ambientes especiais de estudos receberam várias melhorias para propiciar mais conforto a todos.
Nesta semana foi a vez de investir nos professores, em ações do Pró-Magíster (Programa Institucional da Valorização do Magistério Superior). A palestra que marcou o retorno aos trabalhos do corpo docente da Instituição colocou em reflexão as tecnologias na educação.
O tema que indaga ‘O professor será substituído por um robô?’ foi abordado pelo CEO do Centro Europeu, primeira escola de economia criativa do Brasil, professor Ronaldo Cavalheri, que também é fundador da Desrobotize - Planejamento de Carreira, head do Laboratório de Inovação em Inteligência Empreendedora e leader do Google Educators Group, em Curitiba.
Ele enalteceu pontos que acalmam as angústias geradas por esta dúvida. “A tecnologia vem substituindo muitas profissões e também ganha muito espaço no meio educacional, porém o professor capacitado, motivado e aberto às modernidades não perde seu papel; ele será, como sempre, o orientador, o inspirador do aluno”, afirmou Cavalheri.
O evento foi aberto pelo coordenador do Pró-Magíster, professor Luiz Roberto Prandi. Na sequência, o diretor geral do câmpus, professor Romulo Alberton, deu as boas-vindas a todos, e as diretoras de Instituto da Unipar, professoras Fernanda Velasquez, Irinéia Baretta e Giani Colauto também se pronunciaram.
Além dessa palestra, o Pró-Magíster promoveu outras durante a semana com assuntos pertinentes para o momento: ‘Andragogia e aprendizado’, com o professor e Google Innovator Paulo Henrique Tomazinho; e ‘O profissional do futuro’, com o fundador da How Bootcamps, Leandro Henrique de Souza.
Também fez parte da programação a oficina ‘Aprendizagem por roteiro’, com profissionais da Sincroniza Educação.
Tudo fez parte do projeto ‘Capacitação continuada docente em tecnologia da informação e comunicação’ do Pró-Magíster.