Seminário aborda Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Publicado em 2 de Setembro de 2019 às 15:00

Unipar é uma das pioneiras nessas práticas, ofertando, inclusive, o Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica

Em parceria com a Universidade Paranaense – Unipar e a Prefeitura de Toledo, o CRF/RP (Conselho Regional de Farmácia do Paraná) promoveu o 4° Seminário de Práticas Integrativas e Complementares no Contexto das Ações de Atenção Primária à Saúde (em 16/8).

O evento reuniu estudantes e professores do curso de Farmácia e do mestrado profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica da Unipar, além de profissionais da área. Conselheiros estaduais e federais de Farmácia e representantes do Ministério da Saúde e das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde também prestigiaram.

De manhã, o evento foi aberto com a palestra ‘Práticas Integrativas e Complementares na Atualidade’, ministrada pelo farmacêutico do CRF/PR, Euclides Lara Cardozo Júnior. Para falar sobre a atuação das PICS (Práticas Integrativas e Complementares) no SUS foi convidado o farmacêutico Paulo Stoef. Outro tema que entrou na pauta foi ‘Evidências Científicas nas PICS’, trazido pelo farmacêutico Vinicius Bednarczuk.

No período da tarde, o Seminário continuou com a farmacêutica Noêmia Garcia, do CRF/PR, que compartilhou suas experiências sobre massoterapia e a arte marcial chinesa Tai Chi Chuan. Já a farmacêutica Carla Matsue, também do CRF/PR, contribui falando sobre Auriculoterapia. Da Secretaria Municipal de Saúde de Toledo veio a profissional Natali Gabriela Vroblevski, que abordou o tema Fitoterapia.

O evento contou ainda com uma mesa-redonda para diálogos sobre PICS no SUS – Práticas e Desafios. Participaram o coordenador GTT PICs do CRF/PR, Javier Gamarra, a secretária de Saúde de Toledo, Denise Liell, a diretora da 20ª Regional de Saúde, Nissandra Karsten, a presidente do CRF/PR, Mirian Ramos Fiorentin, e a diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Sonia Mara Linhares de Almeida.

 

Interação

O seminário é fundamental para a aproximação dos estudantes com a profissão. “Eles vivenciam durante a graduação diferentes conceitos que poderão ser aplicados no exercício profissional. E este seminário é uma excelente oportunidade de adquirir conhecimentos com palestrantes renomados, sempre buscando uma formação com excelência”, avalia o coordenador do curso de Farmácia da Unipar, professor Douglas Rossi Jesus.

 

Exemplo

A Unipar é uma das pioneiras na abordagem do tema com a fitoterapia. Possui o Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica, ofertado em Umuarama. “Apoiamos estas iniciativas voltadas às práticas integrativas e complementares do SUS”, afirma o coordenador do mestrado, professor Emerson Luiz Botelho Lourenço.