Roteiro permite que o professor reduza erros na produção dos conteúdos e ganhe tempo nas gravações das aulas
A Universidade Paranaense – Unipar constantemente investe em capacitações do corpo docente, visando um ensino cada vez mais voltado para a excelência. A mais recente, promovida pelo Pró-Magíster (Programa Institucional de Valorização do Magistério Superior), reuniu os professores da modalidade semipresencial, que participaram de oficina de roteirização da trilha de aprendizagem.
“Com esta atividade queremos instrumentalizar e munir os professores na elaboração dos roteiros de aulas, com informações necessárias para atuarem no ensino semipresencial”, afirma o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, professor Rodrigo Oliva, que ministrou a oficina.
Segundo ele, elaborar um roteiro de aula bem estruturado exige tempo, mas é um esforço que compensa: “O roteiro permite que o professor reduza erros na produção dos conteúdos e ganhe tempo nas gravações das aulas. Portando, quanto mais detalhado for o roteiro, melhor para todos os envolvidos no processo”.
O coordenador multicampi do Pró-Magíster, professor Luiz Roberto Prandi, explica que, atualmente, os professores têm enfrentado muitas dificuldades, principalmente aqueles que nunca atuaram no ensino semipresencial. “Discutir e instrumentalizá-los para aperfeiçoar o trabalho, com base em uma análise dos benefícios que a roteirização de aulas proporciona, é a chave fundamental para um processo de ensino ativo e dinâmico”, afirma.