Setembro Amarelo: Enfermagem realiza palestra de prevenção ao suicídio

Publicado em 2 de Outubro de 2019 às 17:00

Encontro possibilitou refletir sobre o sofrimento humano, comportamentos de risco e como acolher e ajudar a si e ao outro, além de orientações sobre terapias alternativas

Em alusão à campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo a prevenção contra o suicídio, o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, promoveu uma roda de conversa com o tema ‘Valorização da Vida’. A palestrante foi a psicóloga Eliane Cristina Andreis. Realizado na UBSCSE (Unidade Básica de Saúde/Centro de Saúde Escola) da Unipar, o encontro contou com a participação de colaboradores da Instituição e comunidade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas morrem todos os anos por atentarem contra a própria vida, o que corresponde a uma morte a cada 40 segundos. “O tema é complexo, delicado e cheio de tabus, por isso a preocupação da Unipar em dialogar abertamente sobre este assunto que muitas vezes é ignorado pela sociedade”, afirma a psicóloga, que explorou mitos e verdades em torno do tema.

Segundo observa a profissional, o suicídio ou tentativa é uma forma de a pessoa comunicar que não está bem, é um pedido de ajuda.  “Queremos encorajar as pessoas a falarem sobre esse sofrimento, estimulando outras a tirarem um pouco do preconceito sobre tratamentos emocionais e a pensarem que sempre há uma saída”.

“É fundamental esse aconselhamento que a Unipar nos oferece, acolhendo a quem enfrenta dificuldades e mostrando qual caminho devemos seguir quando algo está errado”, diz o colaborador Lucas Calloi. 

Aqueles que participaram da palestra puderam conhecer um trabalho realizado pelo curso de Estética e Cosmética dentro da UBSCSE, voltado à saúde mental e do corpo. “São terapias alternativas. Com elas trabalhamos, por meio do processo inalatório, a parte física e mental, ajudando nas dores de cabeça, estresse, ansiedade e insônia”, explica a acadêmica Pamela Passos.