Setembro Amarelo: Professora de Psicologia palestra em Seminário na segunda

Publicado em 18 de Setembro de 2020 às 15:00

Inscrições podem ser feitas até domingo, no site www.unioeste.br/sistemas

Com o intuito de acolher, conscientizar e oferecer ajuda, ganhou vida o movimento Setembro Amarelo, dedicado à prevenção ao suicídio. Todos os anos, palestras, oficinas e mobilizações são realizadas, reforçando o sentido e importância da vida, e não seria diferente agora, principalmente quando a sociedade enfrenta uma pandemia.

Neste mês, diversos trabalhos estão acontecendo Brasil afora. Em Cascavel, na próxima segunda-feira, 21, das 19h às 22h45, todos estão convidados para assistir ao Seminário ‘Suicídio é mimimi? Uma reflexão necessária’, que este ano será on-line.

A abertura do evento será com a professora do curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Fernanda Fagnani Soares, também coordenadora da pós-graduação em Psicanálise Clínica – Unidade de Cascavel, que abordará o tema ‘Suicídio, sua(s) possível(s) causa(s) e possibilidades de intervenção’.

Segundo a docente, quem comete o suicídio é um sujeito estruturado por duas instâncias psíquicas (inconsciente e consciente), organizadas a partir das relações, por via da palavra. “Cada sujeito as interpreta de maneira particular, constatando a ausência de garantias e o desamparo, exigindo movimento, pois a vida é também, a possibilidade de inúmeras satisfações parciais pelos enlaces ao longo dela”, diz.

Também considera que o suicídio é uma revolta contra a divisão psíquica, contra as condições de ser: “Simbolizar o desejo de morte é transformá-lo em desejo de vida: falar para ressignificar a interpretação realizada”. No processo de prevenção, é fundamental o apoio de amigos, familiares e, principalmente, ajuda especializada com trabalho em rede.

E é basicamente isso que a palestrante promete debater. A programação da noite conta também com a presença da teóloga e tanatóloga, Dra. Sônia Färber, responsável pela temática ‘O sentido da vida e elaboração de lutos: princípios preditivos de suicídio’, e da médica psiquiatra Júlia Farage Salto, falando sobre ‘Suicídio: conhecer para prevenir’.

A campanha reforça que não existe apenas um mês do ano para você mostrar que se importa. Olhe para si, olhe para o outro. Cuide da saúde mental. Em casos de pedido de ajuda, LIGUE 188 e fale com um voluntário do CVV (Centro de Valorização à Vida).

As inscrições para o evento estão disponíveis no endereço eletrônico www.unioeste.br/sistemas, até domingo, 20, - basta acessar sistema gestor de eventos. Com a confirmação da inscrição será enviado o link de acesso às palestras. Mais informações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Recursos Humanos da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), por telefone (45) 3220-3000 ou e-mail prorh.ddh@unioeste.br.